Uma pesquisa da Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que o esgoto lançado no mar de Fortaleza pode retornar à população por uma via pouco perceptível: o ar. O estudo identificou bactérias de origem intestinal humana tanto na superfície do oceano quanto em bioaerossóis, partículas microscópicas lançadas na atmosfera pelo rompimento de bolhas e pela ação das ondas na costa. A descoberta amplia a compreensão dos impactos da poluição por esgoto em áreas urbanas litorâneas. Os pesquisadores coletaram amostras em pontos próximos à foz do Riacho Maceió, no Mucuripe, durante as estações seca e chuvosa, que mostraram a presença recorrente de enterobactérias, presentes no intestino humano e associadas à contaminação por material fecal. Mais de 70% dos microrganismos foram identificados tanto na água quanto nos aerossóis marinhos, indicando uma conexão entre a contaminação das águas costeiras e a qualidade do ar na orla. Ao todo, foram identificados 29 grupos bacterianos, incluind...
ECONOMIA
"Oito anos depois da implantação do Projeto Floricultura no Ceará pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o estado aparece como uma das principais unidades da federação com perspectivas de incremento em 2008.Dados do Instituto Agropolos do Ceará mostram que as vendas externas de flores no estado saltaram de US$ 64,155 mil em 1999 para US$ 4,992 milhões em 2007. O crescimento foi de 7.692%, revelou o técnico do instituto Gilber de Vasconcelos Lopes. A área plantada elevou-se de 25 hectares, em 1999, para 288 hectares. A expectativa é de que neste ano as exportações alcancem US$ 5 bilhões ou, pelo menos, mantenham o patamar registrado no ano passado, avaliou Lopes.Um trabalho de prospecção realizado pelo Sebrae/CE em 1999 identificou que embora prevaleça no estado a área semi-árida, duas regiões serranas distantes uma da outra 300 quilômetros, mostravam condições propícias para o cultivo de flores tropicais e temperadas."
Fonte:Texto reproduzido do Site do Jornal O Povo,com informações da Agência Brasil
"Oito anos depois da implantação do Projeto Floricultura no Ceará pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o estado aparece como uma das principais unidades da federação com perspectivas de incremento em 2008.Dados do Instituto Agropolos do Ceará mostram que as vendas externas de flores no estado saltaram de US$ 64,155 mil em 1999 para US$ 4,992 milhões em 2007. O crescimento foi de 7.692%, revelou o técnico do instituto Gilber de Vasconcelos Lopes. A área plantada elevou-se de 25 hectares, em 1999, para 288 hectares. A expectativa é de que neste ano as exportações alcancem US$ 5 bilhões ou, pelo menos, mantenham o patamar registrado no ano passado, avaliou Lopes.Um trabalho de prospecção realizado pelo Sebrae/CE em 1999 identificou que embora prevaleça no estado a área semi-árida, duas regiões serranas distantes uma da outra 300 quilômetros, mostravam condições propícias para o cultivo de flores tropicais e temperadas."
Fonte:Texto reproduzido do Site do Jornal O Povo,com informações da Agência Brasil
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.