Pular para o conteúdo principal

Casos de dengue caem 87,5% em janeiro deste ano

COTIDIANO
"Em janeiro de 2009, foi verificada uma redução de 87,5% no número de casos de dengue registrados em todo o Estado, se comparado com o mesmo mês do ano passado. Foram 200 casos nos primeiros 31 dias deste ano, contra 1.607 no mesmo período de 2008. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). No ano passado, o Ceará enfrentou uma epidemia da doença, com 44.244 casos, sendo 442 hemorrágicos. Até agora, 286 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti foram registrados em 2009. Em 2008, até o final de fevereiro, haviam sido confirmados 4.507 casos.

A Sesa também confirmou ontem o primeiro caso de dengue hemorrágica no Ceará em 2009, em Fortaleza. O paciente diagnosticado é um homem adulto, morador do bairro Monte Castelo, e foi atendido no Hospital São José. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o paciente já teve alta. Outros quatro casos estão sob investigação: mais dois na Capital, um em Caucaia, na Região Metropolitana, e um em Mombaça, a 296 km de Fortaleza.

O secretário interino da SMS, Alex Mont’Alverne, afirma que a quantidade de casos de dengue deve diminuir muito em 2009, tanto pelo comportamento da curva de infestação, que costuma cair após um pico (como o que houve em 2008), como pelo esforço que segundo ele foi empreendido pela Prefeitura em parceria com imprensa, empresas e unidades de saúde no ano passado. A expectativa, no entanto, é de que as pessoas adquiram formas mais graves da doença.

“A tendência é de que haja uma proporção cada vez maior de casos mais graves de dengue, porque as pessoas estão sensibilizadas pela infecção com outro sorotipo”, alerta o secretário interino da SMS, Alex Mont’Alverne. Ele explica que quando um paciente já infectado por um sorotipo adquire dengue de outro, tem mais risco de ter caso grave ou dengue hemorrágica. De acordo com a Sesa, três sorotipos circulam no Estado. Em Fortaleza, os bairros com mais notificações de dengue em 2009 foram Messejana, Passaré, Jangurussu e Barra do Ceará."

Fonte:Texto reproduzido do Jornal O Povo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas