Pular para o conteúdo principal

Encontro discute problemas sociais da juventude das periferias

COTIDIANO
"O Poder Público não atende as demandas sociais e de combate à violência pleiteada pela juventude. É o que acham os jovens entrevistados pela pesquisa Retratos da Fortaleza Jovem, realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Instituto de Juventude Contemporânea – IJC. A violência e a insegurança pública são vistas como os principais problemas do Brasil, principalmente na cidade de Fortaleza, com 22,1 % das opiniões, seguidas pela Fome/Miséria, com 20,5 %.

Para discutir essa relação nas comunidades, o IJC, através do Projeto Clube Galera de Atitude, realiza, no dia 28 de fevereiro, o II Ponto de Encontro Clube Galera de Atitude, escolhendo a periferia da Praia do Futuro como o espaço privilegiado para a discussão, diante a situação degradante presente. O evento acontece na Escola Municipal Frei Tito de Alencar (Av. Dioguinho, 5927 – Vicente Pizon) e tem como proposta a realização de seis oficinas e apresentação de projetos culturais, sociais e esportivos que compõem os 43 grupos juvenis participantes do Projeto.

"Escolhemos realizar o evento na escola por sabermos que se trata de uma área com vulnerabilidade social muito grande, sobretudo para a juventude, exemplificada pelo fato de não haver uma única escola de ensino médio nas proximidades", conta Camila Brandão, uma das coordenadoras do IJC e organizadora do Encontro.

A atividade também fortalecerá a divulgação do primeiro portal de educação à distância totalmente gratuito da cidade de Fortaleza, que também integra o Clube Galera de Atitude, com cursos que pretendem atingir um universo inicial de mais de 500 jovens, que já são participantes da iniciativa. O evento é organizado em parceria com os grupos juvenis e comunitários da região e formaliza esta ação que tem em vista a transformação da realidade social da periferia através do ativismo juvenil.

O Clube Galera de Atitude é uma rede social de jovens que é desenvolvido em parceria com o Instituto OI Futuro, o COMDICA e a ASHOKA, com o apoio da Faculdade Integrada do Ceará – FIC, da CTC e de 43 grupos juvenis da capital. O encontro pretende avaliar os trabalhos desenvolvidos pelo estado e movimentos sociais sobre as políticas para o desenvolvimento e superação das dificuldades vivenciadas pelos jovens de Fortaleza. Estima-se a presença de cerca de 300 pessoas, que virão de todas as regiões da capital para fortalecer a atividade."

Fonte:Texto reproduzido da Trampolim Comunicação e WRG Produção e Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada.Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas