A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
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"A Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior da Assembléia Legislativa realizou nesta quarta-feira (29/04), à tarde, audiência publica para discutir a paralisação dos trens de passageiros, por conta das obras do Metrofor. O presidente da Comissão, deputado Téo Menezes (PSDB), destacou a importância do debate para buscar alternativas para minimizar os prejuízos aos usuários do trecho Pacatuba/Maracanaú-Fortaleza por conta da paralisação dos trens, prevista para o próximo domingo (03/05).
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, criticou a falta de transparência e disse que só soube da paralisação da linha pela imprensa. “Transtornos em uma obra como essa são naturais, mais a população não pode pagar por isso”, disse Pessoa. Segundo ele, as passagens dos usuários por 15 meses custariam cerca de R$ 3 milhões. “Isso não é nada numa obra de R$ 1,5 bilhões e deveria estar no projeto do Metrofor”, argumentou.
O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, reconheceu a falha na comunicação e disse que várias alternativas foram avaliadas, mas não há como reduzir ainda mais o preço da passagem. Ele enfatizou que a paralisação não pode ser adiada, pois isso mudaria o cronograma e pode comprometer o Metrofor, que tem que ser concluído até o final de 2010.
Rômulo Fortes disse que apenas 3 mil passageiros, que vão até o Centro, serão prejudicados e afirmou ainda que a criação de um sistema de integração resultaria numa passagem ainda mais cara. Segundo ele a ampliação do número de ônibus já está sendo negociada com a Prefeitura de Fortaleza.
O presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador João Batista (PRTB), também criticou a falta de aviso e de debates com a população sobre a paralisação dos trens. Ele lembrou que a questão foi debatida hoje na Câmara, quando foram levantadas questões como os transtornos que serão causados aos passageiros que terão que descer e utilizar o terminal de ônibus da Parangaba.
O líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), propôs que seja criado um grupo para analisar as propostas e disse que ele mesmo encaminhará a decisão ao governador Cid Gomes. Os prefeitos Roberto Pessoa e Zezinho Cavalcante, de Pacatuba, concordaram com a proposta, mas pediram que a paralisação do trem seja adiada por algumas semanas.
Os moradores presentes ao debate também questionaram o Metrofor pela construção de um muro que divide a cidade de Maracanaú e outros transtornos causados pela obra."
Fonte:Portal da Assembléia Legislativa do Ceará
"A Comissão de Viação, Transporte, Desenvolvimento Urbano e Interior da Assembléia Legislativa realizou nesta quarta-feira (29/04), à tarde, audiência publica para discutir a paralisação dos trens de passageiros, por conta das obras do Metrofor. O presidente da Comissão, deputado Téo Menezes (PSDB), destacou a importância do debate para buscar alternativas para minimizar os prejuízos aos usuários do trecho Pacatuba/Maracanaú-Fortaleza por conta da paralisação dos trens, prevista para o próximo domingo (03/05).
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, criticou a falta de transparência e disse que só soube da paralisação da linha pela imprensa. “Transtornos em uma obra como essa são naturais, mais a população não pode pagar por isso”, disse Pessoa. Segundo ele, as passagens dos usuários por 15 meses custariam cerca de R$ 3 milhões. “Isso não é nada numa obra de R$ 1,5 bilhões e deveria estar no projeto do Metrofor”, argumentou.
O presidente do Metrofor, Rômulo Fortes, reconheceu a falha na comunicação e disse que várias alternativas foram avaliadas, mas não há como reduzir ainda mais o preço da passagem. Ele enfatizou que a paralisação não pode ser adiada, pois isso mudaria o cronograma e pode comprometer o Metrofor, que tem que ser concluído até o final de 2010.
Rômulo Fortes disse que apenas 3 mil passageiros, que vão até o Centro, serão prejudicados e afirmou ainda que a criação de um sistema de integração resultaria numa passagem ainda mais cara. Segundo ele a ampliação do número de ônibus já está sendo negociada com a Prefeitura de Fortaleza.
O presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador João Batista (PRTB), também criticou a falta de aviso e de debates com a população sobre a paralisação dos trens. Ele lembrou que a questão foi debatida hoje na Câmara, quando foram levantadas questões como os transtornos que serão causados aos passageiros que terão que descer e utilizar o terminal de ônibus da Parangaba.
O líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), propôs que seja criado um grupo para analisar as propostas e disse que ele mesmo encaminhará a decisão ao governador Cid Gomes. Os prefeitos Roberto Pessoa e Zezinho Cavalcante, de Pacatuba, concordaram com a proposta, mas pediram que a paralisação do trem seja adiada por algumas semanas.
Os moradores presentes ao debate também questionaram o Metrofor pela construção de um muro que divide a cidade de Maracanaú e outros transtornos causados pela obra."
Fonte:Portal da Assembléia Legislativa do Ceará
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