Pular para o conteúdo principal

Manchete do momento - PF investigará câmeras escondidas em apartamento de deputada federal Mecanismo estava em pleno funcionamento, em Brasília

  Polícia Federal (PF) investigará a instalação de câmeras escondidas encontradas em um apartamento da deputada federal Dayany Bittencourt (foto) (União-CE), em Brasília. O caso já estava sendo apurado pela Polícia Civil do Distrito Federal, após o equipamento ter sido encontrado escondido em meio a disparadores de água e sensores de fumaça, em 2023. A entrada da PF no caso foi por determinação do ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, após reunir-se com a parlamentar. No ofício, Almeida Neto cita “suposta prática dos crimes de violação de domicílio e registro não autorizado de intimidade, cometidos contra a deputada durante o exercício do seu mandato e de sua atividade política”. Registros audiovisuais As câmeras foram encontradas por assessores da parlamentar em um apartamento alugado por ela na Asa Norte, em agosto do ano passado. Além de quatro câmeras espiãs, havia, no local, microfones, cabos de internet e um aparelho gravador DVR e um mo

Pauta social:Projeto "Olho Mágico"educa jovens na periferia de Fortaleza

"Instigar jovens da periferia de Fortaleza (CE) a terem um olhar diferente sobre o lugar onde moram usando o audiovisual. Esse é o objetivo do projeto social de educomunicação ‘OlhoMágico’, idealizado pelos jovens Roger Pires, Bruno Xavier e Leonardo Ferreira, que identificaram o fácil acesso de tecnologias novas por parte dos moradores das comunidades carentes.

O OlhoMágico se propõe a educar pelos meios de comunicação e, por esse motivo, sua característica principal é a utilização de mídias móveis de baixo custo como câmeras digitais fotográficas, celulares com câmera e gravadores portáteis. “Esse projeto foi pensado porque os jovens geralmente têm ferramentas que não são potencializadas. Com as câmeras e celulares é possível produzir algo interessante”, afirma Bruno Xavier.

O projeto foi iniciado neste ano e existe há cerca de 7 meses. Nesse tempo, uma média de 50 jovens, com idade entre 10 e 16 anos, já foi atendida. A primeira comunidade a receber o curso de audiovisual foi a do Trilho. Logo em seguida as aulas chegaram também ao Serviluz. Bruno Xavier prevê que o OlhoMágico chegue ainda este ano a algum bairro da Regional II.

O curso tem a duração de dois meses. Durante este tempo, os futuros realizadores de audiovisual são estimulados a refletir e produzir usando as ferramentas de fácil acesso a eles. As aulas são uma combinação de momentos teóricos e práticos em que os alunos são orientados para a utilização de tecnologias e produção de vídeos e fotos de maneira independente. Também nas aulas são estimulados novos consumos culturais por meio de filmes.

Após a conclusão do curso, os adolescentes formam um Núcleo para dar continuidade ao trabalho. É eleito um coordenador que passa aos monitores as demandas e explica o que o Núcleo quer realizar. Os jovens podem produzir vídeos documentários ou mesmo montar um cineclube. Na Comunidade do Trilho este Núcleo já existe e está em pleno funcionamento. A ideia dos fundadores do Projeto é que vários núcleos sejam formados nos bairros por onde passar o OlhoMágico e que estes possam se comunicar e fazer um intercâmbio de experiências.

Em agosto, mais um bairro de Fortaleza recebe a iniciativa. “Ainda estávamos estudando outro local para oferecer o curso, mas fomos chamados por alguns jovens do Castelo Encantado, interessados em aprender sobre audiovisual e montar uma produtora independente. Provavelmente este curso terá um caráter mais profissionalizante e será voltado para televisão, enquanto nos outros nós focamos mais as mídias móveis”, conclui Bruno.

Como não poderia deixar de ser, a maior dificuldade enfrentada pelo OlhoMágico é a questão de financiamento. O projeto não tem patrocinadores, apenas conta com o apoio de entidades como o Instituto de Referência da Imagem e do Som – IRIS, a Central Única das Favelas (CUFA), que cedeu o Centro Comunitário do Trilho para receber as aulas e a Escola Municipal Godofredo Maciel, no Serviluz, que também cedeu espaço físico.


SERVIÇO

Mais informações nos endereços:

www.olhomagicotrilhos.blogspot.com

www.olhomagicoserviluz.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.