Pular para o conteúdo principal

Novo editor geral de O Estado

"Assumiu ontem a editoria-chefe de O Estado o jornalista Carlos Alberto Alencar para ocupar o lugar da jornalista Elizabeth Rebouças, que deixou o periódico na semana passada. Alencar conversou com a presidente Wanda Palhano e com o superintendente do jornal, Ricardo Palhano, e foi contratado no começo da tarde.

Empolgado e muito sorridente, Alencar chegou à redação do jornal e cumprimentou os colegas de trabalho. Depois de ter passado pelo periódico há 36 anos, ainda como estagiário, Alencar acredita estar cumprindo um ciclo. “Eu não acredito muito em destino e nem sei se isso existe, mas eu comecei no Estado e já estou nessa brincadeira há 36 anos. O que eu espero é que a mesma oportunidade que eu tive de aprender, eu consiga agora retribuir de alguma forma”, ressaltou.

Com a grande quantidade de informação que chega às redações, o jornalista precisa ter, segundo o editor-chefe, uma agilidade para definir o que é de interesse de seu público-alvo. Outra característica do profissional competente na área é o poder de síntese. “Você tem que ser muito objetivo. As pessoas não se dispõem a ler um longo texto. Na síntese bem feita, você consegue abordar todos os assuntos”, ensinou. Além disso, o jornalista precisa “ler, ler e ler de novo. Quando tiver lido, aprende a escrever”.

EXPERIÊNCIAS
Ao longo de seus 36 anos de profissão, Carlos Alberto passou por vários veículos de comunicação. Depois de deixar o Jornal O Estado em 1975, o profissional foi atuar no Jornal O Povo como estagiário. Depois de graduado, foi para Brasília onde passou pelos periódicos “O Estado de São Paulo”, “Correio Brasiliense” e “Última Hora”. De volta ao Ceará em 1985, foi chefe de redação da TV Verdes Mares, trabalhando ao lado de jornalistas como Marcos Nunes e Edmundo Maia. No Diário do Nordeste, foi editor de nacional e internacional e reencontrou o colega de Universidade, Francisco Bilas. Na TV Manchete atuou junto a Guto Benevides e Egídio Serpa e passou ainda pela TV Educativa. Na Rádio Dragão do Mar e na Rádio Globo Fortaleza trabalhou com o jornalista Chico Rocha em programas de variedades. No ramo de assessoria de imprensa, Alencar passou pelo Ibama, CEF (Caixa Econômica Federal) e foi assessor do Governo do Estado no primeiro mandato de Tasso Jereissati."

Fonte:Jornal O Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Avião bimotor cai em São Benedito na Serra da Ibiapaba. Bombeiros de Sobral estão indo para o local. Não se tem notícias de vítimas ainda.

Uma das vítimas: Piloto e segunda vítima :