Pular para o conteúdo principal

Reinaugurado Museu Jaguaribano

"O Museu Jaguaribano de Aracati foi reinaugurado no dia 22 de outubro, devido a um esforço manifesto do Ministério Público do Estado do Ceará. A partir de um procedimento elaborado, ainda em 24 de março de 2008, pelo promotor de Justiça da Comarca de Aracati, Alexandre de Oliveira Alcântara, as obras de recuperação do equipamento cultural avançaram, sendo concluídas neste ano. Na audiência realizada no ano passado, após feito o pregão de estilo, o promotor de Justiça requereu esclarecimentos da arquiteta e representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Célia Perdigão Coutinho, a qual confirmara o interesse, por parte da 4ª Superintendência Regional em efetivar a unidade técnica na cidade de Aracati, mas que havia dificuldade por conta da necessidade de criação do cargo de DAS e a implementação de uma estrutura mínima para o funcionamento.

Ela ressaltou, ainda, a necessidade de liberação de verbas por parte do Ministério de Planejamento para possibilitar o atendimento do pleito. Segundo a arquiteta, o município de Aracati, a exemplo da cidade de Viçosa do Ceará, poderia criar um núcleo de preservação do patrimônio tombado que contaria com o apoio técnico do IPHAN.

Célia Coutinho afirmou haver um contrato entre o IPHAN e a empresa SECONGEL para a retomada da restauração do Museu Jaguaribano (Sobrado Barão de Aracati). As obras deveriam ter iniciado em janeiro e terminado em maio de 2008, mas que por uma questão de ajustes técnicos, não foram realizadas. Segundo mencionou, a empresa estaria contratando algumas locações para reiniciar as obras. O custo da restauração era estimado em R$ 400.000,00.

Quanto às obras emergenciais no Teatro Francisca Clotilde, o IPHAN elaborou um projeto para intervenção emergencial que tinha como finalidade estabilizar o telhado do prédio, reforçando o apoio das tesouras e as alvenarias. O requerimento da obra foi enviado à Brasília e tão logo tenha uma resposta dos órgãos superiores, a arquiteta se prontificou em comunicar ao Ministério Público de Aracati a decisão de realização ou não da obra."

Fonte:PGJ-CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obituário - Esposa do dono da Betânia morre vítima de Covid- 19

Faleceu agora a pouco, vítima da Covid-19, a Sra. Gladia Girão, esposa do empresário Luiz Girão, dono da Lacticínios Betânia.

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido.