Zagueiro chega ao Time do Povo para um contrato válido até o fim de 2026 Link para compartilhamento: Copiar Foto: Gabriel Silva/Ceará SC Novo camisa 3 do Ceará, o zagueiro Ronald foi mais um atleta anunciado pelo Ceará para as disputas de 2026. Recém-chegado do Maringá/PR, o defensor conversou com o cearasc.com e citou características do Ceará que o atraíram e sua sensação em vestir a camisa do Time do Povo. Em sua fala, Ronald enalteceu o peso da camisa do Ceará e a força da equipe dentro e fora de campo. O zagueiro citou, ainda, a boa relação instantânea com todos do clube, ponto que tratou como um diferencial. “Tenho que, primeiramente, agradecer a Deus por essa porta que abriu aqui no Ceará, um clube gigantesco. A sensação por vestir essa camisa não poderia ser melhor. Todos me receberam muito bem. Agora é trabalhar para mostrar porque estou aqui”, finalizou. Ronald já iniciou os treinamentos junto de seus novos companheiros. O zagueiro será apresentado oficialme...
"No próximo dia 17 de novembro, quarta-feira, numa festa literária, na Academia Cearense de Letras, escritores brasileiros receberão troféus e placas. O Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura será concedido a três escritores nas categorias: Autor Nacional, Jovem Autor e Autor Cearense. Para a escolha dos nomes das duas primeiras categorias foi constituído um júri formado por professores e críticos, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de São Paulo (USP). O autor cearense foi eleito por um júri de acadêmicos da ACL formado pelos escritores Pedro Paulo Montenegro, Barros Pinhos e Linhares Filho.
Para seleção desses autores, foi avaliada a relevância da obra para a
produção literária brasileira, nos seus diversos gêneros. Os escritores que escolhidos são: Ariano Suassuna (Autor Nacional); Carola Saavedra (Jovem Autora) e Artur Eduardo Benevides (Autor Cearense). Eles receberão o troféu na primeira edição de entrega do Prêmio.
Além dos premiados, serão homenageados com placas comemorativas os escritores Moreira Campos (contista), Eduardo Campos (dramaturgo) e Jáder de Carvalho (poeta e romancista). Seus nomes foram escolhidos pelo grupo coordenador do Prêmio, formado por jornalistas e membros da Academia Cearense de Letras (ACL).
O Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura faz parte do projeto Rachel de Queiroz 100 anos que o Grupo de Comunicação O POVO e a Fundação Demócrito Rocha, com o apoio da Academia Cearense de Letras, desenvolvem desde o início deste ano.
As ações do projeto incluem a republicação de crônicas da escritora no Jornal O POVO desde janeiro deste ano, o lançamento de livros pelas Edições Demócrito Rocha (editora da Fundação Demócrito Rocha) num total de quatro títulos: o infanto-juvenil: Rachel, o mundo por escrito; o livro de ensaios críticos: Rachel de Queiroz, uma escrita no tempo, e duas coletâneas de crônicas: A Lua de Londres e do Nordeste ao Infinito.
O projeto contou ainda com a edição de cadernos especiais pelo O POVO, criação do hotsite (www.anoracheldequeiroz.com.br), o lançamento da revista de Literatura Letra, um documentário sobre a escritora, a instituição do Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura, encerrando com um circuito gastronômico.
Perfil dos premiados:
Ariano Suassuna: Dramaturgo, poeta, romancista e influente pensador da cultura nacional (fundador do movimento Armorial), o paraibano Ariano Vilar Suassuna, autor dos célebres Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, ocupa a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras. Ex-Secretário de Educação e Cultura do Recife (1975 a 1978), é Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, onde foi professor, por mais de 30 anos, de Estética e Teoria do Teatro, Literatura Brasileira e História da Cultura Brasileira.
Carola Saavedra: Nascida no Chile (1973), a tradutora e escritora Carola Saavedra, foi criada no Brasil e já morou na Alemanha, Espanha e na França. Considerada uma das maiores revelações da ficção em língua portuguesa recente, foi finalista do Prêmio Jabuti 2009, com o romance Flores Azuis, obra que a tornou vencedora, também no ano passado, da Copa Brasileira de Literatura – um torneio na Internet em que vários críticos literários decidem o resultado de duelos entre 16 livros.
Artur Eduardo Benevides: Poeta, ensaísta e contista, Artur Eduardo Benevides, natural de Pacatuba/Ceará, onde nasceu em 1923, tem mais de quarenta livros publicados e é vencedor de mais de trinta prêmios literários. Em 1985, foi eleito, Príncipe dos Poetas Cearenses, título já detido pelo Padre Antônio Tomás, Cruz Filho e Jáder de Carvalho. Ex-presidente da Academia Cearense de Letras (1995-2005) é Bacharel em Direito e em Letras e foi professor titular da UFC.
Perfil dos homenageados:
Moreira Campos: José Maria Moreira Campos (1914 -1994) foi considerado um dos mais importantes contistas brasileiros, com obras traduzidas para o alemão, francês, hebraico, italiano e inglês. Em 1993, foi agraciado com a Medalha da Abolição, maior comenda concedida pelo governo do Estado do Ceará, e recebeu a placa de Honra ao Mérito da prefeitura Municipal de Fortaleza.
Eduardo Campos: Personalidade das artes e das comunicações, Manuel Eduardo Campos (1923-2007) presidiu, entre 1965 e 1974, a Academia Cearense de Letras. Foi secretário de Cultura e Desporto do Governo Virgílio Távora, tendo importante participação na consolidação do sistema estadual de bibliotecas. Dramaturgo, jornalista, escritor, foi, também, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, promovendo o resgate da memória e da importância da entidade, fundada em fins do século XIX.
Jáder de Carvalho: Jornalista, advogado, professor e escritor, Jáder Moreira de Carvalho (1901-1985) era tido como o Poeta da Liberdade Cearense. Ocupante da cadeira nº 14 da Academia Cearense de Letras, foi membro da Sociedade Brasileira de Sociologia, do Instituto do Nordeste e em 1974, foi eleito Príncipe dos Poetas Cearenses, prêmio concedido ao melhor dentre os poetas vivos do Estado.
Quem são os jurados:
Odalice de Castro e Silva - Professora doutora da UFC e crítica literária. É professora de Teoria Literária e de Literatura Comparada da UFC.
Ângela Gutiérrez – Pós-doutoranda em Literatura pela UFMG. É escritora e professora da UFC.
Vera Lúcia Albuquerque Moraes - Professora da UFC, pesquisadora, autora do livro Clã. Trajetórias do Modernismo em Revista (Edições Demócrito Rocha)
Sânzio de Azevedo – Professor aposentado da UFC, autor de vários livros sobre a história da literatura cearense e o modernismo.
Benjamim Abdala – Professor da USP (SP), crítico literário e pesquisador com mais de 40 livros publicados sobre literatura brasileira e portuguesa.
Serviço:
Prêmio Rachel de Queiroz de Literatura
Data: 17 de novembro, às 20 horas
Local: Academia Cearense de Letras (Rua Rosário, nº 1, Centro)
Fonte: jornalista Joelma Leal - Assessora de Comunicação do Grupo de Comunicação O Povo
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.