Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
Boa notícia. Governo do Estado poderá destinar 5% da publicidade institucional para campanha contra drogas, álcool e tabagismo
"Obras e realizações do Governo do Ceará podem dividir espaço no rádio, TV e impresso com campanhas de esclarecimento aos jovens sobre o combate ao consumo de drogas, álcool e fumo. Além de estruturar a rede de prevenção e atendimento, o poder público investirá na comunicação para mobilizar na prevenção e na divulgação dos serviços contra as drogas disponíveis à população. Estes são os argumentos centrais do projeto de indicação nº12/11, no qual se estabelece 5% da publicidade institucional para campanhas educativas contra as drogas líticas e ilícitas. No primeiro mandato do governador Cid Gomes, os investimentos do governo estadual com publicidade foram de R$ 49.126.176,89, por ano.
De acordo com a autora do projeto, Fernanda Pessoa, a comunicação pública deve ser mais uma aliada na definição de políticas públicas para o enfrentamento da atual epidemia dos entorpecentes no Estado: “O avanço das drogas precisa o máximo de fatores para freá-lo. A informação deve vir como um desafio a instigar a juventude, a mostrar que muitas coisas já estão sendo feitas e, assim como em campanhas como a dengue, por exemplo, o objetivo é de que seja uma campanha presente, de que é preciso vencer as drogas todo dia”, afirma. Além de sugerir os recursos, o projeto visa incentivar a participação dos jovens na elaboração das peças de mobilização, a partir da realização de concurso entre os estudantes das redes pública e privada de ensino.
Contra as drogas - Nesta legislatura, foram propostas medidas de combate ao avanço das drogas ilícitas e ao consumo do álcool e tabagismo. A criação do Fundo Estadual de Combate às Drogas, assim como a sugestão de instituir uma Comissão Permanente de Inquérito sobre o tráfico de drogas destacam-se entre as proposições, feitas pelos deputados Roberto Mesquita (PV) e Fernando Hugo (PSDB), respectivamente."
Com informações da jornalista Priscila Luz - Assessoria de Imprensa da deputada Fernanda Pessoa.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.