A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Publicitário Ricardo Alcântara traz uma reflexão sobre a necessidade de órgão de planejamento e eleições para o Senado
Compilamos mais uma reflexão política do Blog do publicitário Ricardo Alcântara. Desta vez, ele trata de dois assuntos. Um deles é que a prefeita de Fortaleza se convenceu da necessidade de um órgão de Planejamento. O outro é a repercussão no PC do B do anúncio antecipado da candidatura de Ciro Gomes ao Senado. Leiam:
"Coisas acontecem na administração de Luizianne Lins cujas razões meus limitados recursos cognitivos não conseguem alcançar. A última: passados seis anos, a prefeita descobriu, enfim, que a cidade precisa de um órgão de planejamento e enviou à câmara dos vereadores uma mensagem propondo a recriação do Iplam, extinto durante a gestão do finado (e por ela nunca suficientemente amaldiçoado) Juraci Magalhães.
A prefeita precisou de todo esse tempo para descobrir o básico: cabe ao poder público, orientado por estudos técnicos e consultas à sociedade, angular suas decisões mais abrangentes por uma visão sistêmica do modelo de desenvolvimento pretendido e definir uma abordagem integrada dos instrumentos de ação, dentro de uma correta escala de prioridades, com parâmetros que resguardem o interesse comum.
Não significa que a prefeita não tenha tentado por outros meios. Duro é constatar que somente após tanto tempo, ¾ de sua gestão, tenha ela desistido de inventar a roda, cedendo àquilo que, mesmo lhe parecendo mais convencional, resulta agora como a solução mais simples e eficaz: instituir um órgão com as competências necessárias à boa execução da tarefa.
O que torna maior nossa perplexidade, e a consequente dúvida sobre nossa capacidade de compreender os fatos, é que tanta displicência é patrocinada por uma gestão sob comando de um grupo político que emergiu com um discurso movido pelo anseio de mudanças estruturais, impossíveis de serem empreendidas sem vocação planejadora. Mas Luizianne não gosta de explicar. Talvez tenha vindo mesmo somente para confundir. Sei lá.
Siri na lata
O afago dos brutos, recebeu Cid Gomes de Inácio Arruda como reação à sua iniciativa de lançar a candidatura do irmão, Ciro Gomes, para mais uma longa temporada de férias na capital federal, agora como senador.
Ao (des)qualificar a motivação do governador como uma tentativa de tirar o irmão “do ostracismo”, o senador deu mostras de que pretende passar mais oito anos naquele céu onde se chega sem precisar morrer.
Dia seguinte, o PCdoB já abriu nova frente de resistência ao imoderado apetite do PFG (Partido dos Ferreira Gomes), sinalizando com a possibilidade da candidatura de Inácio Arruda para a prefeitura da capital.
Pode-se manter por algum tempo uma frente tão ampla, enquanto uma frente menor pode se manter por muito tempo. Mas não será fácil manter por muito tempo uma frente tão ampla. Simples: não tem prá todo mundo."
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.