A 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes) terminou neste sábado (16), no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO), com a aprovação de 80 propostas de políticas públicas que serão entregues ao governo federal . O setor envolve iniciativas que adotam um modelo de autogestão baseado no cooperativismo, na solidariedade e no comércio justo . O encontro foi aberto na quarta-feira (13) e marcou a retomada da iniciativa de participação social interrompida desde 2014, quando foi elaborado o 1º Plano Nacional de Economia Popular e Solidária. Segundo o secretário nacional de Participação Social, Renato Simões, além de promover uma atualização do Plano Nacional de Economia Popular e Solidária, a retomada do Conaes faz parte da Estratégia Nacional de Participação Social , que, desde 2023, já restabeleceu 100 conselhos nacionais e retomou 28 conferências realizadas no...
" A diretoria plena da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebe hoje (28/3), a partir das 18 horas, por ocasião de sua reunião ordinária semanal, representantes da Refinaria Premium II, que vão falar sobre o andamento do processo de implantação do empreendimento no estado. Participam do encontro Mário Tavares, gerente geral; Raimundo Lutif, gerente de Estruturação do Negócio; Cristina Cavalleiro, gerente de SMS, e Eurico Rocha, gerente de Relacionamento Externo. De acordo com Mário Tavares, a partir de setembro começarão o cercamento e a construção de guaritas do empreendimento.
Para realizar a terraplenagem, a Petrobras terá ainda que lançar um processo licitatório, cujo edital se espera publicar ainda este ano, mas a terraplanagem deve ocorrer somente em 2012. Atualmente, a Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) está analisando o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da refinaria e da dutovia que irá transportar o petróleo cru e derivados produzidos até o Porto do Pecém. Após essa avaliação, o documento será levado ao Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) para aprovação.
Segundo Mário Tavares, serão empregadas nove mil pessoas, inicialmente. “A construção deverá ser iniciada no próximo ano e haverá um programa de capacitação de mão de obra”, adiantou. O gerente geral da Premium II afirmou ainda que o Ceará tem condição privilegiada com o porto do Pecém, permitindo receber e enviar derivados de petróleo por navios ou por trem, com a Transnordestina, interligando a rodovia Norte-Sul. “São oportunidades únicas geradas aqui”, assinalou. O empreendimento, segundo ele, prevê o refino de 300 mil barris/dia, com a produção de derivados leves como óleo diesel, nafta petroquímica, combustível de aviões e navios, bunker, GLP e outros. “Hoje, o Brasil é exportador de gasolina e importador de óleo diesel. A meta para 2017 é deixar de ser importador de diesel”, diz.
A Petrobras deverá iniciar o treinamento da mão de obra que irá trabalhar nas obras civis da refinaria cearense no próximo mês de maio. Serão realizados cursos em parceria com o Ministério do Trabalho, por meio do Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. Ao todo, 3.560 pessoas serão qualificadas este ano mediante o programa. Além do PlanSeQ, ainda serão realizados cursos pelo Plano Nacional de Qualificação Profissional (PNQP), que também faz parte, com o primeiro, do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).
A empresa iniciou em março o cadastramento de interessados em realizar os primeiros serviços para a instalação da refinaria na área do complexo. Essas empresas, explicou Mário Tavares, atuarão no cercamento e na construção de guaritas, na supressão vegetal e nos acessos preliminares. Tavares afirma que existe uma determinação da estatal de priorizar os empresários locais."
Fonte: Portal Fiec Online
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.