Elenco iniciou os treinamentos de forma remota no último dia 26 Link para compartilhamento: Copiar Foto: Gabriel Silva/Ceará SC Está chegando a hora do Ceará iniciar os trabalhos de mais uma temporada. Já nesta sexta-feira, 2, segundo dia de 2026, o elenco alvinegro inicia os trabalhos no Centro de Treinamentos de Porangabuçu com foco nas competições do novo ano. Ao todo, foram cinco dias de trabalhos de forma remota. Em suas casas ou mesmo se utilizando da academia do clube, o grupo participou de trabalhos físicos orientados pelas equipes de preparação física do Centro de Saúde e Performance (CESP). Programação Além do treino de apresentação oficial, o grupo terá outros dois dias de treinamentos nesta semana, sábado e domingo. Na sequência disso, o grupo trabalhará durante cinco dias até a estreia oficial na temporada, marcada para o dia 10/01, contra o Floresta, pelo Campeonato Cearense. Novidades Anunciados recentemente, o treinador Mozart, o lateral Alex Silva e ...
"As grandes metrópoles brasileiras já não são mais as mesmas de 20 anos atrás. Novos comportamentos e interesses, mais pessoas e carros nas ruas. Transformações que serão discutidas por especialistas no primeiro encontro “Vida, mobilidade e felicidade urbana”, nos dias 28 e 29 de março, na Assembleia Legislativa. O evento integra o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).
Grandes nomes como o do antropólogo Roberto DaMatta discutirão comportamentos, valores culturais e morais, necessidades de educação, trabalho e lazer e a organização nas grandes cidades do País. “O FIP será um evento mensal, aberto ao público, com o objetivo de promover debates que servirão de referência para as políticas públicas do Estado. Começamos com um tema de extrema relevância que é o drama da superlotação e da dificuldade de circulação nas grandes cidades. Um problema complexo, cuja solução não é só a construção de estradas, mas o planejamento urbanístico”, esclarece Paulo Linhares, presidente do Inesp.
Segundo ele, os especialistas convidados vão abordar a complexidade e as raízes deste problema urbano que mostra como a sociedade brasileira se organiza. “A partir do entendimento do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), o Inesp compreende que o Parlamento deve acompanhar a complexidade destes temas e promover debates de referência”, comenta.
Com a palestra “Fé em Deus e pé na tábua”, DaMatta abrirá o evento, no dia 28 às 19h45, abordando como se comporta o brasileiro no trânsito e como ele afeta a vida na cidade. O estudioso é reconhecido internacionalmente por sua vasta pesquisa sobre rituais e festejos em sociedades industriais, estudando especialmente o sistema cultural do Brasil e o comportamento dos brasileiros.
No dia 29, às 9h30, Robert Cervero, PhD em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, falará sobre suas pesquisas na área. Em seguida, às 11h30, o advogado Leonardo Maciel apresentará as experiências do Centro de Operações da cidade do Rio de Janeiro. Atualmente, Maciel é assessor chefe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, órgão responsável pela conservação e manutenção da infraestrutura urbana da cidade.
À tarde, a programação começará às 15h com a palestra “Era pós-automóvel: os caminhos para este sonho”, de Nazareno Stanislau Affonso, arquiteto urbanista e mestre em Estruturas Ambientais, que atuou por vários anos junto a movimentos reivindicativos por melhores condições de transportes no Brasil. Às 16h, a engenheira civil Nadja Dutra, 1ª vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará (Crea-CE), falará sobre “Microacessibilidade e suas relações com a mobilidade urbana”. O encerramento será feito com a palestra do arquiteto e urbanista Fausto Nilo, especialista no desenho e desenvolvimento da cidade.
Pela manhã e à noite, as palestras serão realizadas no Plenário 13 de Maio. Os debates agendados para dia 29 à tarde ocorrerão no Complexo das Comissões da Assembleia. As inscrições para o evento podem ser feitas pela internet, no endereço http://www.al.ce.gov.br/inesp/email_fip.php, e também no dia 28, antes da abertura. Mais informações no telefone (85) 3277.3709/3701."
Fonte: AL-CE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.