Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá. O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis. Do total de capturas realizadas ...
"O desembargador Jucid Peixoto do Amaral encaminhou ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) o processo referente à greve dos professores do Município de Fortaleza. A medida foi adotada nessa quinta-feira (23/06), durante o Plantão Judiciário do feriado de Corpus Christi.
Antes de encaminhar o processo (nº 0004153-54.2011.8.06.0000), no entanto, o desembargador negou liminar impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) e pela União dos Trabalhadores em Educação no Ceará (UTE). Ele reconheceu a ilegalidade e abusividade da greve e determinou o imediato retorno dos professores às atividades no prazo de 48 horas. Caso a decisão seja descumprida, os órgãos terão de pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.
Na decisão, o desembargador disse que "a atividade do educador é de extrema importância para a sociedade tendo em vista o papel de repassar conhecimento e informações para pessoas que almejam ter uma boa formação". Ainda segundo Jucid do Amaral, a paralisação dos professores acabará acarretando prejuízos inestimáveis, entre os quais o desestímulo de muitas crianças e adolescentes em estudar. Agora, o Órgão Especial julgará o mérito do processo."
(TJ-CE)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.