Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá. O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis. Do total de capturas realizadas ...
"O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou nesta segunda-feira (27) o pedido de liminar formulado no habeas corpus impetrado em favor do prefeito de Senador Pompeu, Antônio Teixeira de Oliveira e de seu vice-prefeito, Luiz Flávio de Carvalho, ambos do PT. Na decisão, o ministro relator Gilson Dipp solicita informações do processo ao desembargador Darival Beserra Primo, que decretou a prisão dos gestores.
Como o desembargador Darival Beserra encontra-se de férias, devendo retomar suas atividades no Tribunal de Justiça na próxima segunda-feira (4), a tendência é a situação se estenda por mais tempo. Enquanto isso, os dois gestores continuam foragidos da Justiça desde o último domingo (19).
A decisão do ministro Gilson Dipp também determina vista ao Ministério Público Federal, que deverá se pronunciar sobre o caso junto à Justiça.
Antônio Teixeira e outros 30 pessoas são acusados de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. O Ministério Público já havia solicitado o afastamento do prefeito, que também é acusado de envolvimento em crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, falsidade ideológica, peculato, formação de quadrilha ou bando. Até agora, somente um dos suspeitos das fraudes foi preso.
Reunião do PT
A Executiva estadual do PT avaliou em reunião na noite desta segunda-feira a situação de seus filiados – o prefeito de Senador Pompeu, o vice-prefeito e o vice-presidente da Câmara Municipal, todos com pedido de prisão decretada. A avaliação, no entanto, é que nenhuma decisão será adotada, até que eles sejam ouvidos e exercido o direito de defesa."
(C News)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.