Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
"Pelo menos dois cearenses estão entre os 53 feridos no acidente com o bonde em Santa Teresa, no Centro do Rio de Janeiro, ocorrido na tarde deste sábado (27), segundo a mestranda em farmacologia, Paula Abreu. Ela é amiga do grupo de oito pessoas que estavam no bonde no momento do acidente e também se encontra no Rio de Janeiro. "Nenhum cearense morreu. Todos estão conscientes", garante.
Paula explica que o grupo participava de um congresso de Biologia desde a última quarta-feira (24) na capital fluminense. Todos têm entre 23 e 29 anos e fazem mestrado ou doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFC).
A estudande de mestrado em farmacologia diz que não estava com o grupo na hora do acidente porque já havia aproveitado a última quinta-feira(25) para o passeio de bonde e que agora à noite recebeu a notícia do acidente com os colegas. "Um deles fraturou a bacia e cortou a cabeça. Uma moça também está ferida, mas ainda não sei o quanto", afirma.
O grupo de estudantes cearenses que não estava no bonde vai se reunir na noite deste sábado no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro. "Vamos dar apoio".
Na tarde deste sábado, o bonde tombou na Rua Joaquim Murtinho e ficou completamente destruído. O Corpo de Bombeiros do Rio confirmou cinco mortos e cerca de 53 feridos. O Corpo de Bombeiros afirma que apenas a perícia pode comprovar a causa do acidente."
Fonte: Portal G1-CE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.