Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
A vereadora Magaly Marques (PMDB) está propondo, por meio de projeto de lei, que o Poder Público Municipal exija apresentação de diploma de graduação para contratar servidores para o exercício da profissão de jornalista. Ela entende que os órgãos públicos, no dever de transmitir o que acontece na sua gestão, precisam de pessoas especializadas para garantir a qualidade da informação. “É uma questão de valorização da formação e do diploma”, pontuou.
O vereador Guilherme Sampaio (PT) , relator do projeto na Comissão de Legislação, Justiça e da Cidadania da Câmara, fez algumas alterações no texto para garantir a constitucionalidade da matéria. Ao invés de obrigar, o projeto autoriza a exigência. O parecer do petista foi aprovado em reunião da comissão realizada na manhã desta quarta-feira, sob as vistas de dirigentes do Sindicatos dos Jornalistas no Estado do Ceará (Sindjorce).
Após a reunião, os jornalistas reuniram-se com o Presidente Acrísio Sena (PT), que determinou que o projeto entrará em pauta na sessão desta quinta-feira, 1º de setembro. A presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro salientou a importância da aprovação do projeto tendo em vista a valorização da profissão. “A exigência do diploma garante à sociedade o direito a informação com qualidade e ética”.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.