As vendas de produtos de alumínio totalizaram 1.040,9 mil toneladas no primeiro semestre de 2025, uma alta de 2,9% sobre o registrado em igual período de 2024. As vendas internas foram de 947,9 mil toneladas (alta de 4,6%) e as exportações, 93 mil toneladas, uma queda de 11% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). “ Os números confirmam a resiliência da indústria brasileira do alumínio , mesmo em um cenário global marcado por desafios como o tarifaço e a desaceleração da economia mundial . Ainda assim, é importante destacar que já observamos sinais de arrefecimento na demanda, o que reforça a necessidade de mantermos atenção redobrada ao contexto internacional e às políticas comerciais que impactam diretamente nossa competitividade”, afirmou a presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas. Em agosto, os Estados Unidos aliviaram parte das sanções a produtos brasileiros que levam alumínio, ...
Representantes de trabalhadores, empresários, poder público e sociedade se encontrarão de amanhã, 28, até quarta-feira, 30, no Condomínio Espiritual Uirapuru-CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222), em Fortaleza. Eles realizarão a conferência estadual de emprego e trabalho decente, que reúne cerca de 300 delegados dos 184 municípios cearenses eleitos durante as conferências regionais promovidas entre setembro e novembro em Crateús, Juazeiro do Norte, Sobral, Quixadá e Fortaleza. O evento contará com a presença da diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, que falará sobre a promoção do trabalho decente no Brasil e no mundo contemporâneo.
A conferência será aberta amanhã, 28, às 19 horas, no auditório Benedito Dias Macedo, do Centro de Eventos Dorotéias, no CEU, com a apresentação do grupo de chorinho da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Em seguida, o secretário Evandro Leitão (nomeado pelo governador Cid Gomes como presidente da conferência) fará a abertura solene. O Ministério Público do Trabalho (MPT) participa da comissão organizadora através do procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima.
O evento objetiva promover o debate sobre geração de renda e trabalho decente como estratégia para combater a pobreza e as desigualdades sociais no Brasil e no Ceará e aprovar propostas que serão levadas pelo Ceará à conferência nacional, marcada para 2 a 4 de maio de 2012, em Brasília. Entre os temas em debate, destacam-se prevenção e erradicação do trabalho escravo, do trabalho infantil e do tráfico de pessoas, inclusão produtiva de grupos vulneráveis, saúde e segurança no trabalho, valorização do salário mínimo, educação profissional, apoio às micro e pequenas empresas, cooperativas e empreendimentos de economia solidária, empregos verdes e desenvolvimento territorial sustentável.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.