*Elmano 13 destaca avanços no Ceará em sua gestão e desmente fake news de seu opositor* _Elmano de Freitas participou de debate promovido pelo Grupo O Povo de Comunicação_ O governador Elmano de Freitas 13 participou do debate promovido pelo grupo de comunicação O Povo com candidatos ao Governo do Ceará. Realizado em Juazeiro do Norte, na noite desta quinta-feira (27), o momento serviu para Elmano 13 apresentar propostas da coligação “Ceará forte, do lado certo” e os bons resultados de sua gestão à frente do Estado, além de rebater falas sem fundamento proferidas pelo outro candidato. Na área da segurança pública, Elmano 13 afirmou que está intensificando o combate às organizações criminosas com uma nova política de segurança pública. “Estamos contratando mais de 5.700 profissionais de segurança, distribuindo viaturas com blindagem, garantindo o aumento de batalhões, de companhias e garantindo à Polícia Civil chegar pela primeira vez a mais de 5.000 homens e mulheres, e gara...
Nesta sexta-feira (23), às 16 horas, será inaugurado o Museu Interativo de Tecnologia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Ceará (Crea-CE). O projeto surgiu com a proposta de reunir peças (instrumentos) que representam o passado, assim como a evolução tecnológica, da área da engenharia, agronomia, geologia, meteorologia e geografia, visualizando esse processo, principalmente, no panorama do cenário cearense.
“O museu é o único do gênero em nosso estado”, lembra o presidente do Crea-CE, Antônio Salvador da Rocha, e trará uma grande contribuição para o estudo do passado e compreensão do presente entre os profissionais da área. Também poderá ser fonte de pesquisa para estudantes da rede pública e privada, de nível secundário e universitário. O museu funcionará na sede do Crea-CE, localizada no prédio do antigo Hotel San Pedro, no Centro da Cidade (Rua Castro e Silva, 81), o qual foi restaurado para abrigar a sede da autarquia.
O acervo foi construído com doações de entidades e profissionais da área tecnológica. O objetivo desse memorial é contar a história e a constituição dos procedimentos referentes à engenharia, como forma de promover uma retrospectiva, mas também vislumbrar o futuro tecnológico das profissões inerentes ao Conselho.
Peça em destaque
Biela
Peça de uma máquina que serve para transmitir ou transformar o movimento retilíneo alternativo em circular contínuo. As bielas são responsáveis pela fixação do embolo a árvore de manivelas. Assim, em conjunto com a árvore de manivelas, transformam o movimento de subida e descida do êmbolo na câmara em movimento de rotação.
O mecanismo de biela-manivela inventado pelo inglês James Pickard em 1780, permitiu transformar o movimento retilíneo alternativo do êmbolo da máquina a vapor em um movimento rotativo de volante, contribuíram decisivamente para o avanço da Revolução Industrial.
Régua de Cálculo
Aparato mecânico analógico que permite a realização de cálculos por meio de guias graduadas deslizantes. Apesar da semelhança com uma régua, a régua de cálculos é um dispositivo que não tem nada a ver com medição de pequenas distâncias ou com o traçado de retas. Foi criada pelo padre inglês William Oughtred, em 1638, baseando-se na tábua de logaritmos que fora criada por John Napier em 1614.
Fonte: jornalista Mozarly Almeida - Assessoria de Imprensa Crea-CE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.