O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará manifesta profundo pesar pelo falecimento da cadela Iara, integrante da Companhia de Busca com Cães, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (15/01), durante o deslocamento para uma operação no interior do estado do Maranhão. Iara passou a apresentar sintomas compatíveis com torção gástrica já nas proximidades do destino final da missão. Apesar dos esforços imediatos, a cadela não resistiu e veio a óbito nos braços de seu condutor, o sargento João, companheiro de jornada e de incontáveis operações. De origem inesperada e raça inicialmente desconhecida, Iara rapidamente se destacou pelo temperamento singular, pela dedicação ao trabalho e pela forte conexão com a tropa. Ao longo de sua trajetória operacional, participou de cursos fora do estado, integrou grandes operações, a exemplo da atuação em Mossoró, contribuiu diretamente para a localização de vítimas e entrou para a história da corporação ao se tornar a primeira cadela da raça Braco Ale...
Com os reforços da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), da Polícia Militar e da Secretaria de Meio Ambiente de Fortaleza, os blocos saíram em clima de festa e tranquilidade neste sábado (28), na Praia de Iracema, em Fortaleza.
Por causa da greve dos agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), 30 policiais rodoviários estaduais ajudaram na organização do trânsito e no controle das ruas que estavam fechadas para a passagem dos blocos. “Cada equipe nossa vai ter também um agente da AMC, a quem compete aplicar alguma medida administrativa ou alguma penalidade”, explicou o comandante da PRE, coronel Túlio Studart.
Apenas 20 agentes da AMC que não entraram em greve estavam de plantão. Além disso, a violência registrada nos últimos sábados assustou os organizadores dos blocos e alguns ameaçaram não sair neste fim de semana. Com a pressão dos blocos e dos foliões, a Polícia Militar reforçou o policiamento. O efetivo passou de 103 policiais do primeiro sábado, para 208 homens, com o apoio de 15 viaturas.
Concentração mais vazia
O resultado da insegurança apontada pelos foliões nos fins de semana anteriores era visto na concentração, que estava mais vazia que o normal. “Na semana a gente teve muitas notícias sobre essa questão da segurança, muita gente falando. Acho que o público ficou receoso de comparecer hoje”, afirmou a ritmista Luciana Audrião.
Paredões de som
Além da segurança, os blocos se preocupam com os paredões de som, que estavam na mira da fiscalização. Um homem fechou o porta-malas com o som para tentar escapar dos agentes e da Polícia Militar, mas acabou multado e teve o equipamento apreendido.
“A gente está fazendo a retirada do aparelho, que vai ser encaminhado à Semam Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza). Posteriormente, o proprietário pode requerer o aparelho junto à Semam”, explicou a tenente da Polícia Militar, Alessa Milena Araújo.
Fonte: Portal G1-CE
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.