Nota de posicionamento do CEDECA Ceará sobre a 5ª sessão do júri da Chacina do Curió Na próxima segunda (22/09) começa o quinto júri sobre o caso conhecido como Chacina do Curió. Dessa vez, serão julgados mais dois policiais militares pelos crimes de 11 homicídios consumados, três tentativas de homicídio, três torturas físicas e uma tortura psicológica. Esta 5ª sessão do Tribunal do Júri Popular tem relevância especial por colocar luz em acontecimentos anteriores à Chacina e por expor o contexto que favoreceu a violência no território da Grande Messejana à época dos fatos. Trata-se de um momento crucial de compreensão por parte de toda sociedade cearense sobre a cadeia de responsabilidade pelos crimes cometidos antes e durante a Chacina. De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), um dos policiais réus que vai a júri no dia 22 de setembro, foi apontado como autor de um homicídio (vítima conhecida como Neném) e uma tentativa de homicídio no dia 25 de outubro de 2...
Ele dispensa maiores apresentações, seu nome carrega uma carga histórica e afetiva que encanta a todos. Sendo o maior discíplulo de Luiz Gonzaga, o artista canta, compõe e é no momento o mais importante sanfoneiro do Brasil.
José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, nasceu em Garanhuns (PE), em 1941, e começou a tocar e compor aos oito anos de idade, passando pela sanfoninha de 8, 48, 80 e 120 baixos. Ele deu um novo significado a música popular nordestina, o famoso forró, e traduziu o nordeste por meio desse ritmo.
Depois das primeiras canções gravadas, foram mais de 40 entre LPs e CDs que vieram. Como músico já atuou com outros grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Ivete Santago etc.
Como autor, já compôs com quase todos os nomes da MPB, tendo canções como “Eu Só Quero Um Xodó” e “Tenho Sede” (parcerias com Anastácia); “Gostoso Demais”, “Isso Aqui Tá Bom Demais” e “De Volta Pro Aconchego” (parcerias com Nando Cordel), “Lamento Sertanejo” (parceria com Gilberto Gil), “Tantas Palavras” (parceria com Chico Buarque) gravadas por artistas referenciais, como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Fagner e tantos outros.
No show que Dominguinhos vai fazer no Kukukaya, no sábado dia 04, ele preparou um repertório de 20 músicas, entre elas Sabiar de Luiz Gonzaga, de Volta pro Aconchego de sua autoria e Quero nem Saber, também composição do músico em parceria com Nando Cordel. Mas seu show é imprevisível, segundo ele "quem diz o repertório é o público, a minha sonfona segue o coro"
Com informações compartilhadas pelo jornalista Diego Gregório.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.