Pular para o conteúdo principal

Etufor realiza vistorias de veículos por aplicativo com final de placa 3 neste mês de maio Em 2025, foram realizadas um total de 3.610 aprovações. Neste mês de abril, foram aprovados 930 veículos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo

  A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo  site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...

Pesquisa de Emprego e Desemprego aponta elevação do nível da formalização do mercado de trabalho na RMF

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) encerrou 2011 com o número estimado em 1.792 mil pessoas na população economicamente ativa (PEA), das quais foram 1.633 mil ocupadas e 159 mil desempregadas. A geração de 38 mil postos de trabalho, em quantidade um pouco superior ao de pessoas que passaram a integrar o mercado de trabalho da região (32 mil), resultou na saída de seis mil trabalhadores da situação de desemprego.

Percebe-se que o aumento em 2,4% do nível da ocupação na RMF refletiu movimentos diferenciados entre os setores de atividade. Isto por que os setores da indústria (14 mil ou 4,8%), construção civil (10 mil ou 8,9%) e serviços (26 mil ou 3,7%) apresentaram geração de postos de trabalho, enquanto no comércio (4 mil ou 1,2%) e no agregado outros setores (8 mil ou 5,0%) registrou-se uma redução.

O contingente de assalariados aumentou 6,2%, em 2011, resultado do crescimento no setor privado (7,1%) e relativa estabilidade no emprego público (0,7%). No segmento privado, a expansão do número de assalariados com carteira assinada (9,8%) contrastou com a redução dos sem carteira (1,0%). Apresentaram também redução os trabalhadores autônomos (0,9%), empregados domésticos (6,0%), empregadores (4,2%) e aqueles classificados nas demais posições (14,0%).

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), De Assis Diniz, “a maior formalização do trabalho na RMF é um dado bastante positivo, pois indica uma ampliação no número de pessoas que acessam diversos benefícios garantidos por lei. Além disso, percebemos que acompanhamos um aspecto nacional, visto que este crescimento pode ser percebido também nas demais regiões metropolitanas pesquisadas pela PED”.

Durante o período, o rendimento médio real dos ocupados aumentou 2,0% e cresceram as massas de rendimentos reais de ocupados (4,6%) e assalariados (3,8%). Entre os ocupados, o resultado deveu-se à elevação do rendimento médio e do nível de ocupação. Já o crescimento da massa salarial foi determinado pela ampliação da ocupação, uma vez que o salário médio apresentou redução.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego
A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/RMF), na Região Metropolitana de Fortaleza, realiza-se por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o Sine/CE, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Atualmente, a PED é realizada nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e no Distrito Federal e apresenta a evolução dos principais indicadores de ocupação, desemprego e rendimento do mercado de trabalho.

Fonte: Portal do Governo do Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.