Pular para o conteúdo principal

ESP-CE promoverá Workshop Internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), em parceria com a Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Avaliação em Sistemas de Saúde (RIPASS) e o apoio do Ministério da Saúde, Conselho das Secretarias e Secretários Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE) e Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (IEPRO/Uece), promoverá entre os dias 17 a 19 de maio de 2012 o primeiro evento no Brasil de caráter internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde. O workshop acontecerá na sede da ESP-CE e contará com a participação de autoridades da área da saúde, acadêmicos, gestores, profissionais de saúde e estudantes. As inscrições serão feitas exclusivamente no site http://workshop.esp.ce.gov.br no período de 23 de abril a 15 de maio. Ao todo, foram oferecidas 200 vagas. O valor da inscrição para estudantes custa R$ 50,00, e para profissionais, R$ 100,00.

O workshop tem como objetivo ampliar olhares e gerar encontros de perspectivas da gestão participativa na saúde com experiências internacionais que focarão a aprendizagem em Comunidades de Prática. Na ocasião, será abordada ainda a relação entre gestão do conhecimento e comunidades de prática na saúde. A realização do encontro proporcionará aos participantes acompanharem apresentações, diálogos e articulações no campo da Educação Permanente em Saúde que retomem a epistême da aprendizagem social para as práticas na saúde, além de fomentar produções de projetos científicos com relação aos processos de gestão, trabalho na saúde e educação permanente, fortalecendo seus sujeitos/atores sociais.

As conferências contarão com a participação internacional do pesquisador e antropólogo organizacional e mentor dos conceitos sobre Comunidades de Prática, Dr. Etienne Wenger (Califórnia, EUA); do professor da Faculdade de Educação da Universidade Laval (Canadá), Dr. Fernand Gervais; e do pesquisador da Universidade de Montreal (Canadá), Dr. Francisco Antônio Loiola. No âmbito nacional, se farão presentes o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Dr. Antônio Ivo de Carvalho; o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, Mozart Sales; a superintendente da ESP-CE e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Dra. Ivana Cristina de Holanda Cunha Barrêto; o professor do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dr. Gastão Wagner de Souza Campos; e o presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), Luiz Augusto Facchini.

O que são Comunidades de Prática?

Comunidades de Prática tratam-se de grupo de pessoas que partilham um interesse, como por exemplo, um problema que enfrentam regularmente no trabalho ou em suas vidas, e que se juntam para desenvolver conhecimento de forma a criar uma prática em torno desse assunto específico. Em outras palavras, são “atores sociais” que se envolvem em um processo de aprendizado coletivo em um domínio compartilhado do esforço humano. A expressão foi cunhada em 1991 pelo suiço-americano Etienne Wenger.

SERVIÇO:
Evento: Workshop Internacional sobre Comunidades de Prática e Saúde
Data: 17 a 19 de maio de 2012
Local: Escola de Saúde Pública do Ceará
Endereço: Avenida Antônio Justa, 3161 - Meireles - Fortaleza - Ceará
Informações: (85) 3101.1401 ou (85) 3101.1403

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340