Setores de serviços e tecnologia concentram a maioria dos novos negócios criados por jovens A força empreendedora da Geração Z está transformando o cenário econômico do Ceará. No 1º quadrimestre de 2025, empresários com idades entre 16 e 30 anos foram responsáveis por 6.726 das 16.216 empresas constituídas no Estado, o que representa 37,3% do total de aberturas no período, de acordo com o Mapa de Empresas do Ceará, elaborado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). O setor de serviços liderou entre os jovens empreendedores, com 12.031 novas empresas, seguido pelo comércio (3.496) e pela indústria (689). A predominância desse segmento está ligada, segundo especialistas, à baixa barreira de entrada e à possibilidade de atuação digital, que atrai os nativos da era tecnológica. Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, o protagonismo da nova geração é reflexo de um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e digitalizado no Ceará. “Os jovens têm pressa, são conectados...
Todos os meses, a Galeria BenficArte apresenta ao público, trabalhos produzidos por artistas cearenses, ofertando, assim, uma oportunidade para o público conhecer e contemplar o talento de seus conterrâneos.
A partir do dia 30 de agosto, entra em cartaz a Exposição de Artes Aos 4 Ventos, de Gil de Abreu.
O artista plástico e artesão trabalha, há mais de 25 anos, com areia colorida. E, neste ano, viu sua carreira despontar, após participação na abertura da novela remake de “Gabriela”, inspirada na obra homônima de Jorge Amado (1912 – 2001).
De terça a sexta-feira, os telespectadores conferem seis telas produzidas pelo cearense, que enveredou pelo caminho das artes por influência da avó, que transmitiu à mãe de Gil, as técnicas de trabalho com areia.
No início da carreira, a técnica utilizada pela família permitia, “apenas”, a produção de desenhos geométricos e alguma paisagem litorânea da cidade onde residiam, Aracati.
Após anos de estudo e dedicação, Gil adquiriu novos conhecimentos que lhe proporcionaram maior aperfeiçoamento para confeccionar suas peças. Exemplo desse aprimoramento são as obras expostas na novela.
Para fabricar os seis paineis, o artista plástico utilizou acetato, grade com armação de arame, pequenas peneiras e 160 kg de areia colorida. Tudo foi concluído em uma semana.
Na exposição, Gil de Abreu mostrará uma retrospectiva, da simples garrafinha com desenho em areia a telas grandes, seu mais novo trabalho.
Gil de Abreu classifica esse trabalho como o mais difícil e complexo de sua carreira. Motivos esses que o estimulam a produzir com muita maestria e perfeição.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.