Poder Judiciário cearense condenou um morador do Município de Jardim por crime de homofobia, após ele publicar mensagens ofensivas contra pessoas LGBTQIA+ em seu perfil aberto no Facebook. A decisão, proferida pela Vara Única da Comarca de Jardim, segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que equipara a homofobia e a transfobia aos crimes previstos na Lei nº 7.716/1989 — conhecida como Lei do Racismo — até que seja aprovada legislação específica sobre o tema. Conforme o processo (0202454-91.2023.8.06.0301), em junho de 2023, o acusado utilizou termos pejorativos para se referir a gays da cidade, tratando de forma generalizada toda uma coletividade e reforçando estereótipos historicamente associados à marginalização desse grupo. Testemunhas relataram sentir-se constrangidas, ofendidas e desrespeitadas, confirmando que as mensagens tiveram repercussão real e negativa sobre pessoas pertencentes à comunidade LGBTQIA+. Por isso, o Ministério Público do Ceará (MPCE) ofereceu...
Dica para o fim de semana.GUERRA E PAZ, DE PORTINARI [ESTUDOS] EM EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO CULTURAL UNIFOR
O Projeto Portinari e a Universidade de Fortaleza trazem à capital cearense a primeira exposição de obras originais de Candido Portinari (1903-1962). A exposição é composta por cerca de 50 estudos originais - junto a documentos históricos, entre cartas, jornais da época e fotografias - sobre as obras emblemáticas do pintor brasileiro: "Guerra" e "Paz".
Os estudos originais preparatórios para os painéis "Guerra" e "Paz" contam, em detalhes, a trajetória de criação das obras monumentais doadas pelo governo brasileiro para a sede das Nações Unidas, em Nova York, em 1956. A mostra fica aberta ao público de 26 de outubro de 2012 a 20 de janeiro de 2013, de terça a sexta, das 8h às 20h, e sábados e domingos, das 8h às 18h, com entrada franca.
A exposição conta ainda com emocionante conteúdo audiovisual, o Carroussel Raisonnè: uma imagem da diversidade e criatividade de Portinari, como o próprio pintor nunca viu. Um sistema de projeções com inovadora tecnologia oferece a visão de conjunto da obra completa do pintor, mais de 5 mil obras, em ordem cronológica, durante nove horas de projeção ininterrupta.
Completa a exposição um conjunto de vídeos produzidos durante a realização do Projeto Guerra e Paz, exibidos durante a exposição dos painéis em São Paulo. Dentre eles, destaca-se o breve documentário "Guerra e Paz", com direção de Carla Camurati, que contextualiza a produção dos painéis no pós guerra, a partir das aspirações mundiais diante a criação da Organização das Nações Unidas.
Fonte: Portal da Unifor
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.