Pular para o conteúdo principal

Família de zelador que morreu ao cair em poço do elevador receberá indenização de R$ 60 mil


A família de um zelador de Fortaleza morto após cair no poço de um dos elevadores do condomínio Edifício Atlantic Max Space vai receber R$ 60 mil de indenização. Ao atender ao pedido de um morador do prédio para apanhar um par de óculos no fosso do elevador, o zelador caiu sobre um conjunto de molas de segurança. O valor da indenização foi definido em acordo intermediado pelo Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE) entre a família e o condomínio.

Inicialmente, o condomínio defendia que não havia relação entre a morte do trabalhador e o acidente de trabalho. No dia da queda, ocorrida em 15 de julho de 2006, o zelador recebeu a ajuda de um colega para sair do poço do elevador e continuou a trabalhar. Porém, na manhã seguinte, o trabalhador deu entrada no hospital com hemorragia interna no crânio, fratura no esterno e três costelas quebradas.

Para o médico-perito consultado pela Justiça do Trabalho, era possível garantir, com segurança, que a morte foi sim consequência do acidente. “A causa da morte foi em decorrência de complicações por politraumatismo, que podem ser tardias, inclusive ultrapassando 24 horas após o acidente”, afirmou perito.

Ao condenar o empregador em decisão de primeira instância, o juiz do trabalho Germano de Siqueira já havia destacado que era dever do condomínio não permitir o ingresso de terceiros na casa de máquinas e nem a intervenção ou o manuseio do elevador por qualquer pessoa que não fizesse parte do quadro de empresa especializada contratada para esse objetivo.

“A conduta adequada do condomínio seria chamar a empresa prestadora de serviços e não pedir ao zelador que executasse a tarefa para a qual não estava treinado”, afirmou o juiz. Ele também destacou que a Consolidação das Leis do Trabalho afirma que cabe à empresa instruir os empregados sobre precauções para evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Acidentes de trabalho: De acordo com o Ministério da Previdência Social, o Brasil registra uma média de mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano. Em 2010, por exemplo, 2.712 trabalhadores morreram após acidentes de trabalho. No Ceará, foram 68 mortes.

Para enfrentar esse problema, foi criado o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Pnpat). Entre as ações realizadas pelo Pnpat estão as visitas a grandes obras para orientar trabalhadores sobre como evitar acidentes. Os operários do Castelão participaram do programa em 17 de agosto. Um dos coordenadores nacionais do Pnpat é o desembargador do TRT/CE, José Antonio Parente.

Processo relacionado: 0208700-39.2006.5.07.005

Com informações compartilhadas pelo TRT-CE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!