Créditos: Lucas Emanuel/FCF A noite desta quinta-feira (6) foi marcada pelo último Clássico-Rei de 2025. Ceará e Fortaleza se enfrentaram na Arena Castelão, em duelo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. Dentro de campo, o empate em 1 a 1 prevaleceu, sendo definido nos acréscimos do segundo tempo e garantindo um ponto para cada equipe na tabela de classificação. Com o resultado, o Vozão chegou aos 39 pontos, ocupando a 13ª posição, enquanto o Leão soma 29 pontos e permanece em 19º lugar. O primeiro tempo teve poucas chances claras, mas as redes balançaram. Após cobrança de escanteio curto, Breno Lopes cruzou na área e Adam Bareiro subiu sozinho para abrir o marcador para o Fortaleza aos 37 minutos. Na volta do intervalo, o Leão adotou uma postura mais defensiva, buscando o contra-ataques em vantagem numérica. O Ceará, por outro lado, se lançou ao ataque, criando volume de jogo e apostando especialmente nas bolas aéreas buscando o centroavante Pedro Raul. Depois...
A Unidade Interligada de Registro Civil localizada no Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, tem contribuído para erradicação do sub-registro no Ceará, o que fortalece a promoção da cidadania, desde 7 de agosto de 2007, quando foi realizado o primeiro registro num hospital público do Estado.
Atualmente, a unidade do HGCC conta com novo horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, de 13h às 15h. De acordo com Celi Barros de Oliveira Barbosa, coordenadora do Serviço Social, os pais aproveitam o horário de visita e já realizam o registro dos bebês, antes mesmo da alta hospitalar. Até o momento, 8 400 bebês já saíram do Hospital César Cals com registro civil.
O Serviço Social é o responsável pela mobilização, esclarecimento e encaminhamento a partir da conscientização das gestantes e familiares sobre a importância do registro de nascimento, que é o primeiro documento. Celi Barbosa afirma que o trabalho de conscientização tem início ainda no pré-natal e segue até o pós-parto.
Documentos necessários para registrar:
PAIS CASADOS: presença de um dos pais com os seguintes documentos:
RG original do declarante ( mãe e pai );
Declaração de Nascido Vivo (DNV): fornecido pelo hospital onde a criança nasceu;
Certidão de Casamento.
PAIS NÃO CASADOS: Comparecer juntos para declarar o nascimento, apresentando os seguintes documentos:
RG do Pai e da Mãe;
Declaração de Nascido Vivo (DNV): fornecido pelo hospital onde a criança nasceu;
OBSERVAÇÃO: Quando o pai não quiser dar o seu nome à criança, a mãe poderá fazer o registro sozinha.
PAIS MENORES DE IDADE: Pais com menos de 16 anos somente podem registrar seus filhos acompanhados pelos responsáveis (Pai e Mãe).
RG original do declarante ( mãe e pai ), para os casados;
RG do Pai e da Mãe, para os pais não casados;
Documentos de identificação dos responsáveis ( Pai e Mãe);
Declaração de Nascido Vivo (DNV): fornecido pelo hospital onde a criança nasceu;
Fonte: Assessoria de Comunicação do HGCC
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.