Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá. O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis. Do total de capturas realizadas ...
A Medida Provisória 586, que cria o Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, foi aprovada nesta terça-feira (26/02) pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Pouco antes, o deputado federal Artur Bruno fez uma defesa da MP, que coloca como teto a alfabetização de crianças até oito anos de idade. Para ele, esta é uma das medidas mais relevantes a ser apreciada em 2013 pelos parlamentares.
Artur Bruno lembrou que o município de Sobral, na região Norte do Estado do Ceará, foi pioneiro no Brasil ao implementar o Programa de Alfabetização na Idade Certa. O deputado destacou que o Ceará tem hoje a melhor nota do Norte e Nordeste do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por conta de medidas desse porte. “Está ainda longe do resultado ideal, mas na média dos estados brasileiros (o Ceará) tem esse resultado exemplar. Um dos grandes motivos foi o Programa de Alfabetização na Idade Certa”, discursou.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.