Entre janeiro e dezembro de 2025, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 43.493 diligências com a finalidade de cumprir mandados de prisão em aberto e 1.935 capturas de pessoas, no âmbito do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri). A iniciativa é desenvolvida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O programa, que funcionou em caráter experimental ao longo do último ano, foi regulamentado no último dia 29 de dezembro de 2025, por meio do decreto nº 37.055/2025, assinado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, e pelo secretário da SSPDS, Roberto Sá. O Procumpri é voltado à realização de ações estratégicas para o cumprimento de diligências em endereços de foragidos da Justiça, com foco na redução dos índices de criminalidade, especialmente dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), além do enfrentamento às organizações criminosas e outros grupos vulneráveis. Do total de capturas realizadas ...
Doutor Honoris Causa da Unilab. Ministros da Educação e do Desenvolvimento Agrário e governador Cid Gomes participam de homenagem a Lula
Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante; e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; e o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, estarão presentes nesta sexta-feira (1º/03), às 15 horas, no Campus da Liberdade, em Redenção, na solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Odorico Monteiro de Andrade, atual secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, representará o ministro André Padilha na solenidade.
A iniciativa de concessão do título a Lula partiu do reitor da Unilab, Paulo Speller, e foi aprovada no dia 6 de dezembro de 2012 pelo Conselho Superior da Universidade. Doutor Honoris Causa é a honraria máxima atribuída por instituições de ensino a personalidades em reconhecimento ao destaque no campo das ciências, artes ou nas relações com a sociedade.
O ex-presidente Lula ocupou o cargo de presidente do Brasil de 2003 a 2011. Durante seus governos, Lula adotou uma posição de estreitamento de relações com a África colocada por ele como uma obrigação política, moral e histórica do Brasil em relação ao Continente Africano. Ele mudou a prioridade da política externa brasileira e trabalhou para ampliar as relações entre o Brasil e os países africanos. Foram 33 viagens presidenciais ao continente, com a criação de 19 novas embaixadas.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impulsionou a criação da Cúpula América do Sul-África (ASA); a instalação de um escritório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Gana; da fábrica de antirretrovirais em Moçambique; e de uma fazenda-modelo para a produção de algodão no Mali. Em julho de 2010, Lula sancionou a lei de criação da Unilab, como parte da política de cooperação acadêmica internacional com os países lusófonos, com metade das vagas destinada para alunos estrangeiros, principalmente africanos.
Lula, que recebeu o primeiro título em 2011, já acumula 12 títulos de Doutor Honoris Causa de instituições de ensino como a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, o Instituto de Estudos Políticos de Paris, na França, e a Universidade de Coimbra, em Portugal. Além destes, o ex-presidente também tem aprovados mais de 80 títulos de instituições no Brasil e no exterior.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.