Dois homens foram presos em flagrante e duas pistolas, enterradas em um terreno, foram apreendidas, nessa segunda-feira (25), na cidade de Canindé – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. A ação foi realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). Uma composição do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE recebeu uma denúncia sobre a localização de uma dupla, em conduta suspeita, na zona rural do município. Os suspeitos são dois homens, sendo um deles de 23 anos, com antecedentes por tentativa de homicídio; e um de 22 anos, com antecedentes por dois crimes de tráfico de drogas. Com eles, duas pistolas calibre .45 foram apreendidas. As armas estavam dentro de um balde enterrado em um terreno na região. Dois celulares também foram apreendidos com os homens. Diante dos fatos, os homens e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Canindé, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restr...
A Associação Vidança realiza nesta sexta-feira (31/5) mais um cortejo literário nas ruas do bairro Vila Velha. A partir das 17h, todos os alunos e professores da organização saem da Vidança com destino à Alameda das Orquídeas, em frente ao número 725, onde fazem a contação de histórias. Durante o percurso, são acompanhados pelos tambores do grupo de percussão Tambatuque, reunindo o público que, nessa edição, vai se divertir com o conto popular espanhol A Ratinha Vaidosa e com O Lobo e os Sete Cabritinhos, dos Irmãos Grimm.
Os cortejos são realizados quinzenalmente, desde 2010, quando a Associação Vidança recebeu apoio do Instituto C&A através do programa Prazer em Ler. Esse ano, o projeto Vidança + Leitura conta com o apoio financeiro do Criança Esperança, programa da Unesco - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - em parceria com a Rede Globo.
Com esse recurso, a associação investiu na melhoria da sua biblioteca, que hoje atende não só seus alunos, mas a comunidade e também escolas. Essas podem agendar visitação de grupos com até 20 pessoas, além de emprestar livros e ter acesso a outros materiais de pesquisa. Os cortejos e a contação de histórias têm como objetivo propagar o incentivo à leitura.
Através do Vidança + Leitura, se pretende o letramento como meio de inclusão social. Além disso, “as práticas leitoras são construídas como uma cultura; ampliam os estudos da arte, são um manancial de interação e auto compreensão”, explica a presidente da associação, bailarina e coreógrafa, Anália Timbó.
A participação na leitura pessoal, grupal e coletiva (partilhada) proporciona ainda maior desenvoltura, ampliando possibilidades de inclusão na sociedade letrada, formando cidadãos mais conscientes e informados. Dentro do processo de formação em arte, é possível notar também o desenvolvimento de novos pensamentos e criações, da dimensão estética, da capacidade do diálogo e do cuidado com o outro, além do prazer em ler.
Com 32 anos de atuação na formação de arte desde a infância, a Vidança atende hoje mais de 150 alunos em aulas de dança, música e arte. A associação desenvolve ainda ações complementares para expandir o conhecimento e as experiências dos seus alunos, ao mesmo tempo em que promove a convivência entre eles, como essas na área literária e também no estudo de novas mídias. Inclusive, como aula prática, o grupo de fotografia irá registrar o cortejo, levando as imagens para serem trabalhadas em sala sob orientação do professor.
SERVIÇO
CORTEJO LITERÁRIO DA VIDANÇA
Horário: A partir das 17h
Ponto de encontro: Associação Vidança (Av L, 402, na esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício – Vila Velha)
Local da apresentação: Alameda das Orquídeas, em frente ao número 725, Vila Velha III
Mais informações: (85) 32627599/ (85) 99853687
E-mail: vidanca@vidanca.org
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.