Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas. Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle exte...
Nesta sexta-feira, 1 de novembro, o banco de leite humano do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede de hospitais da Secretaria da Saúde do Estado, passa a funcionar vinte e quatro horas por dia, ininterruptas. É mais um ganho para as mães que estão amamentando e têm dúvidas sobre o processo de amamentação, doação de leite, problemas com a mama, entre outros.
Uma esquipe especializada, com duas técnicas de enfermagem e enfermeira, está pronta para atender por telefone, pelo número gratuito 0800 286 5678, por email ( bancodeleite@hgcc.ce.gov.br) , ou pessoalmente no próprio banco, que fica na Avenida do Imperador, 545, Centro. A mãe que precisar de ajuda, um familiar, até mesmo o pai, pode entrar em contato, tirar as dúvidas e receber as orientações.
O banco de leite do HGCC é um centro de lactação especializado em promover, apoiar e proteger a amamentação, incluindo atividades de orientação preventiva e curativa de problemas mamários, prolongamento do período de amamentação, como também indução da lactação, para que a mama produza o leite, mesmo que já tenha para a produção. Além disso, executa atividades de importância como coleta do leite em casa, de forma criteriosa, armazenamento adequado, para que o leite não perca suas propriedades nutricionais e imunológicas, processamento por meio da pasteurização, rigoroso controle de qualidade e distribuição do leite de acordo com a prescrição médica, para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.