Termina nesta sexta-feira (4) o prazo para que os órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados indiquem as unidades que irão aplicar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) em 2025. Os órgãos também devem indicar o responsável pedagógico de cada unidade. O Encceja é uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino obterem a certificação do ensino fundamental e médio. As idades mínimas são de 15 anos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o ensino médio na data de realização do exame nacional. Adesão De acordo com o edital público , as indicações das unidades onde será aplicado exame e dos responsáveis pedagógicos deverão ser formalizadas por ofício enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An...
A 11ª das 22 policlínicas e o 16º dos 19 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais que o Governo do Estado está entregando em todas as regiões de saúde do Ceará serão inaugurados pelo governador Cid Gomes e pelo secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, nesta sexta-feira, 1º de novembro, no município de Icó. Na Policlínica Dr. Sebastião Limeira Guedes e o CEO Eduardo Peixoto de Medeiros os 169 mil habitantes dos municípios de Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari terão acesso a consultas com médicos especialistas e a exames complexos perto de casa, sem sair da região.
No Centro de Icó, na Rua Benjamim Constant, s/n, a policlínica regional recebeu em obras e equipamentos investimento total de R$ 8.812.448,30, recursos 100% do Tesouro do Estado. Do tipo I, a policlínica vai garantir assistência em dez especialidades médicas: oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, além de atendimento em enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, farmácia, assistência social e ouvidoria. A população terá também acesso a exames especializados. Entre eles, mamografia, radiologia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.
CEO regional em Icó
Com 11 consultórios, o CEO regional em Icó, na Rua Gastão Coelho, s/n, Cidade Nova, atenderá nas especialidades de endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, prótese e pacientes com deficiência. No CEO regional, o investimento em obras e equipamentos foi de R$ 2.249.536,96, recursos do Governo do Estado.
A policlínica e o CEO regionais em Icó integram a nova rede de assistência especializada à saúde que o governo do Estado está construindo em todo o Ceará. Na nova rede, são 22 policlínicas regionais, 19 Centros de Especialidades Odontológicas regionais, hospitais regionais, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas). Outras policlínicas regionais, que estão recebendo os equipamentos, serão inauguradas até o final de novembro, entre elas a que fica em Quixadá e em Iguatu.
Homenagens
A Policlínica regional em Icó homenageia o médico Sebastião Limeira Guedes, primeiro diretor do Hospital Regional Deputado Oriel Nunes. Nascido na cidade de Alexandria, em 1931, no Rio Grande do Norte, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1958. No Ceará exerceu atividades profissionais. Primeiro em uma casa de saúde que estabeleceu em Senador Pompeu, onde permaneceu por quatro anos. Foi fundador do hospital de Orós, onde trabalhou por dez anos. Dirigiu também por dez anos a Casa de Saúde e Maternidade de Icó e foi nomeado para exercer o cargo de diretor do hospital municipal de Solonópole. Em toda a vida profissional realizou mais de dez mil cirurgias. Foi médico particular do ex-presidente João Baptista Figueiredo.
O farmacêutico prático Eduardo Peixoto de Medeiros é o homenageado no nome do CEO regional de Icó. Ele era o referencial em saúde pública. Atendia todos de dia e de noite, tanto em sua farmácia como na própria residência. Muito popular no município, ingressou na política. Foi vereador no período de 1954 a 1958 e vice-prefeito de 1962 a 1966. Faleceu em 6 de maio de 2011.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.