Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas. Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle exte...
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) promove durante toda esta semana ações sociais na Capital e interior do Estado. Os eventos, voltados para o público infantil e adulto irão divertir, conscientizar e capacitar os participantes para o uso consciente dos recursos naturais.
Em Fortaleza, oito bairros recebem técnicos da Cagece para apresentações do Teatro de Bonecos. Os personagens Pingo e Gota d’água estarão com o “Esquadrão do Desperdício” ensinando a criançada a economizar água nesta terça-feira (29), no Colégio Ágape, no bairro Cidade dos Funcionários e na FACC, no São João do Tauape.
Na quarta-feira (30), é a vez dos alunos do Colégio Christus, na Parquelândia, e da Escola Francisco Araújo do Nascimento, no Maracanaú, aprenderem a não desperdiçar água. Já no penúltimo dia de ações, na quinta-feira (31), o Pingo e o Gota vão visitar as crianças do Colégio Ágape, no Eusébio, e na Unidade da Cagece, no bairro Aldeota.
Fechando a semana com chave de ouro, na sexta-feira (01), as apresentações do Teatrinho da Cagece serão no CRAS do Mondubim e na Associação de Assistência a Criança Excepcional, no bairro Benfica.
Já para o público adulto, a Cagece realiza o Projeto Reciclocidades no Centro de Promoção da Vida Hélder Câmara, no Genibaú, e no bairro Zona Rural, em Pacajus.
O Projeto Reciclocidades vem ajudando pessoas de diversas comunidades e instituições no Ceará, desde 2009, levando cultura e aprendizado e proporcionando uma renda extra para os participantes do projeto. Técnicos da Companhia ensinam os alunos a transformar o lixo em arte. Nesta semana é a vez do Centro de Promoção da Vida Hélder Câmara receber o Projeto. Assim também irá funcionar em Pacajus com os moradores do bairro Zona Rural.
Para solicitar que a equipe social da Cagece promova ações na sua escola ou comunidade, basta entrar em contato com a Gerência de Responsabilidade e Interação Social através do telefone: 85 3101.1747.
Confira a programação completa:
Projeto Reciclocidades:
Dia 29/10 a 01/11 – Bairro Zona Rural, Pacajus
Dia 20/10 a 01/11 – Centro de Promoção da Vida Hélder Câmara, Genibaú
Teatro de Mamulengos:
Dia 29.10 – 15h: Colégio Ágape, Cidade dos Funcionários
Dia 29.10 – 16h: FACC, São João do Tauape
Dia 30.10 – 09h30/14h30: Escola Francisco Araújo do Nascimento, Maracanaú
Dia 30.10 – 14h30: Colégio Christus, Parquelândia
Dia 31.10 – 09h30: Colégio Ágape, Eusébio
Dia 31.10 – 16h: UNMTL, Aldeota
Dia 01.11 – 09h: CRAS, Mondubim
Dia 01.11 – 14h: Associação de Assistência a Criança Excepcional, Benfica
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.