Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas. Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle exte...
Paisagem corriqueira, a seca deixou 178 municípios do Ceará em estado de emergência durante o ano de 2012. A estiagem foi tema do caderno “Planeta Seca” do O POVO, que venceu, nesta quarta-feira, 30, o segmentoImagem da categoria Criação Gráfica, do prêmio nacional HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Anteriormente, o mesmo caderno também levou o Prêmio Petrobrás de Jornalismo, no tema Responsabilidade Socioambiental.
“Planeta Seca” tem o projeto gráfico e a edição de Arte dos jornalistas Gil Dicelli e Amaurício Cortez. O infográfico é do jornalista Pedro Turano.
Em 16 páginas, o especial, publicado em novembro de 2012, desenhou a história da estiagem que ocorreu durante o ano passado no Ceará. O caderno imprimiu o cenário com que os jornalistas Cláudio Ribeiro e Demitri Túlio, ao lado da fotógrafa Sara Maia, se depararam, por mais de 2 mil quilômetros viajados. Foi traçado um panorama sob a ótica das novas faces que a seca ganhou ao longo dos anos, diferentemente de décadas passadas.
O material está disponível no portal O POVO Online: http://digital.opovo.com.br/ planetaseca
Por meio de números, o “Planeta Seca” também traçou um perfil da seca no Ceará. Em 2012, o a estiagem afetou a vida de 1.884.338 pessoas no Estado, 178 cidades declararam situação de emergência ao governo estadual, 434,69 milímetros foi a quantidade de chuva distribuída no Ceará durante o ano e 69,37% foi a safra que os agricultores perderam em decorrência da estiagem.
Prêmio HSBC - O Prêmio Jornalistas&Cia/ HSBC de Imprensa e Sustentabilidade teve a primeira edição no ano de 2010. Em 2013, foram 173 jornalistas finalistas, sendo 76 inscritos e 97 nas equipes, responsáveis pelos 79 trabalhos selecionados. O prêmio recebeu ao todo 732 trabalhos, de 387 jornalistas. O anúncio dos vencedores foi feito hoje. A festa de premiação será realizada no dia 13 de novembro, em São Paulo.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.