*Solenidade de comemoração de 30 anos da Ciopaer/SSPDS-CE ocorre nesta terça-feira (14)* O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, participa, nesta terça-feira (14), da solenidade em comemoração aos 30 anos da Coordenadoria Integrada de Operações Áreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE). O evento, que ocorrerá na sede da Ciopaer, em Fortaleza, contará também com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, entre outras autoridades. Na ocasião, a Coordenadoria relembra sua trajetória histórica e as ações realizadas em prol da segurança da população. *SERVIÇO* _Solenidade de 30 anos da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)_ Terça-feira, 14 de outubro de 2025 Horário: 17h Local: Base da Ciopaer em Fortaleza Endereço: Aeroporto Pinto Martins, CE-401, 3000 - Aeroporto, Fortaleza/ CE
Os 10 patinetes elétricos e motorizados (segways) adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará, em 2008, para patrulhamento da Beira Mar, em Fortaleza, atualmente, não são usados pela polícia. De acordo com o novo comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), major Antônio Clairton Alves, há dois meses, os equipamentos, que custaram R$ 28.562,00 cada, estão inutilizados e foram mandados para manutenção. Porém, a Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) garante que não há contrato de manutenção dos segways em vigor e o Diário Oficial do Estado também não faz menção a nenhum convênio do tipo este ano.
Objetos de polêmica na época da aquisição, devido ao valor (cada equipamento custou o equivalente ao preço de um carro popular) e a eficácia, os patinetes “Segway PT modelo x2”, que atingem até 20km/h, segundo o major, periodicamente precisam mudar a bateria, sendo necessário, mandá-los para manutenção, junto à empresa Segway Importação e Comércio de Dispositivos para Locomoção Individual Ltda., representante exclusiva da fabricante dos equipamentos no Brasil.
Em funcionamento, os patinetes são movidos à bateria e podem ser recarregados sem necessidade de descarregarem completamente, em cinco pontos de recarga espalhados ao longo do calçadão da Av. Beira Mar, distantes cerca de 600 metros um do outro. Embora a data oficial de não utilização dos equipamentos assegurada pela polícia seja de 60 dias, a população garante que esse período é maior.
Com informações do Jornal O Estado.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.