Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas. Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle exte...
Estão abertas as inscrições para Programa de Qualificação da Energia Pecém (Proquali), que tem o objetivo de capacitar 35 profissionais para atuarem como técnicos e operadores na área industrial da empresa. O curso tem a duração de cinco meses, com aulas de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, realizadas na Universidade de Fortaleza (Unifor). Os candidatos devem ser recém-formados (há no máximo três anos) nos cursos técnicos de Eletroeletrônica, Mecânica, Eletrotécnica, Mecânica Industrial, Eletromecânica e Automação Industrial e residirem em Fortaleza, Caucaia ou São Gonçalo do Amarante. Para se inscrever, basta enviar o currículo e cópias do diploma de conclusão de curso e do histórico escolar para o e-mail: educacaocontinuada@unifor.br. Os selecionados receberão uma bolsa no valor do salário mínimo (R$678), além de transporte e alimentação. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão e serão inclusos no banco de empregos para futuras oportunidades na usina. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de novembro. Mais informações: 3477.3220.
Sobre a Energia Pecém
A Energia Pecém é a empresa responsável pela construção e operação da Usina Termelétrica Porto do Pecém I, executada por meio da parceria entre a EDP (50%) e a Eneva (50%). Situada no município de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza (CE), a termelétrica é movida a carvão mineral e composta por duas unidades, totalizando uma potência instalada de 720 Megawatts (MW) e uma energia anual assegurada de 5.500 gigawatts/hora, suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente de 5,6 milhões de habitantes. A EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é uma holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). A Eneva atua na geração e comercialização de energia elétrica e possui negócios complementares na exploração e produção de gás natural. A Companhia tem, atualmente, capacidade instalada bruta em operação de 2,3 GW e constrói mais de 580 MW adicionais, estando assim entre as maiores empresas privadas de geração de energia elétrica no Brasil. Mais informações sobre a Energia Pecém podem ser encontradas no site www.energiapecem.com.br o u por meio do serviço de teleatendimento: 0800-275 1000.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.