Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Público Unificado (CNU) de 2025, cujo edital foi divulgado em 30 de junho. O órgão aponta que o certame foi lançado sem a correção das falhas estruturais apontadas em ação civil pública ajuizada há uma semana e sem adoção de medidas capazes de garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais no certame. Para o MPF, a suspensão imediata do concurso pode evitar prejuízos à efetividade da política de ações afirmativas e aos candidatos cotistas. Embora mencione a ampliação do percentual de cotas, conforme prevê a Lei n. 15.142/2025 (nova lei de cotas), o novo edital mantém uma série de problemas já registrados na primeira edição do CNU, em 2024. Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal, sem transparência quanto aos critérios adotados nem mecanismos de controle exte...
São Gonçalo do Amarante recebe investimentos federais para obras de saneamento e recuperação de vias
O Município de São Gonçalo do Amarante foi comtemplado nos investimentos anunciados na última semana pela presidente Dilma Rousseff. Depois do pleito do prefeito do Município da Região Metropolitana de Fortaleza, Cláudio Pinho, será destinado o recurso total de 23,8 milhões, sendo 18,8 milhões investidos nas obras de saneamento no distrito de Croatá (60 km de Fortaleza). O restante será empregado na pavimentação e qualificação das vias urbanas do Município.
Com esse capital, mais de seis mil habitantes irão se beneficiar. Dentre as principais melhoras para a população está o acesso à rede de esgoto, redução da contaminação alimentar e, em consequência, melhor qualidade de vida e saúde.
Satisfeito com a conquista, o prefeito acredita que essas aplicações irão potencializar as ações e trazer significativo desenvolvimento. “Além das melhorias evidentes de higiene e saúde, os investimentos impulsionarão a economia local. Com a proximidade do Porto do Pecém, esses projetos trarão atratividade para outros distritos, fazendo com que, num futuro próximo, grandes investidores se instalem na região”, afirmou.
Conforme anunciado pela chefe do Governo Federal, os recursos advêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e serão liberados pela Caixa Econômica Federal o mais breve possível. A expectativa é que ainda esse ano o orçamento seja repassado e as obras sejam iniciadas.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.