A brasileira Beatriz Haddad Maia foi eliminada do US Open após ser derrotada por 2 sets a 0 (parciais de 6/0 e 6/3) pela norte-americana Amanda Anisimova, na noite desta segunda-feira (1) em Nova York (Estados Unidos). Após derrotar a brasileira, atual número 22 do mundo, a norte-americana, 9ª colocada do ranking mundial, enfrenta nas semifinais a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo. Com a queda de Bia, as esperanças brasileiras no US Open se concentram em Luisa Stefani, que, ao lado da húngara Timea Babos, avançou nesta segunda para as quartas de final da chave de duplas. O próximo desafio será a equipe formada pela canadense Gabriela Dabrowski e pela neozelandesa Erin Routliffe.
A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 21 e 23 de fevereiro, o show Guinga e o Quinteto Villa-Lobos, que comemora os 50 anos de existência do conjunto. O show é uma homenagem especial a um dos maiores compositores brasileiros da atualidade: o carioca Guinga – e é resultado da gravação do CD “Rasgando Seda”, totalmente dedicado à música do compositor. O trabalho foi indicado ao Grammy como o melhor disco instrumental.
O Quinteto Villa-Lobos interpreta, há anos, peças de Guinga e, ao dedicar ao também violonista um disco inteiro, reconhece a profundidade criativa da sua obra, bem como a importância para a música brasileira. Em entrevista de 2009, o oboísta Luís Carlos Justi disse: “Acho que falo em nome do grupo quando digo que todos encontramos em Guinga uma alma gêmea. Ainda vamos voltar a trabalhar e gravar juntos.” Palavras proféticas, já que a oportunidade veio agora, nas comemorações do cinquentenário do Quinteto.
No CD Rasgando Seda, Guinga está ao violão em oito das 12 faixas. Em uma dessas faixas, ele canta, o que é considerado um fato raro. Todos os arranjos para o Quinteto são inéditos e assinados por Paulo Sérgio Santos, Vittor Santos e Paulo Aragão.
Sobre o Quinteto Villa-Lobos: Formado em 1962, o grupo tinha por objetivo o registro e a divulgação da música brasileira de câmara. Ele nunca deixou de lado sua orientação artística original e, ao longo de meio século, vem carregando a bandeira de não estabelecer diferenças entre música popular de qualidade e música de concerto de qualidade. O Quinteto Villa-Lobos é composto por Rubem Schuenck (flauta), Luís Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote).
Guinga: O carioca Carlos Althier de Souza Lemos Escobar foi por cinco anos aluno de violão clássico e começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina, Leila Pinheiro, Chico Buarque e Clara Nunes. Suas composições são parcerias com Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Chico Buarque, entre outros.
Serviço: "Guinga e Quinteto Villa Lobos – Rasgando Seda"
Local: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Data: Dias 21 a 23 de fevereiro de 2014 (sexta-feira a domingo)
Horários: sexta-feira e sábado, às 20h e domingo, às 19h
Informações: (85) 3453-2770
Classificação indicativa: livre
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA e pessoas acima de 60 anos)
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.