Pular para o conteúdo principal

Comercialização de embalagens “não reutilizáveis” é crime ambiental

É comum encontrar por aí tambores, galões e bambonas que, inicialmente, serviram para o transporte ou armazenamento de agrotóxicos e outros produtos químicos sendo reaproveitados para acondicionar algo que tenha relação direta com o ser humano ou animais, como por exemplo água e alimentos. Contudo, essa prática é extremamente nociva à saúde e, até mesmo, ao equilíbrio da natureza. Para quem não sabe, comercializar essas embalagens que contém a inscrição “Não Reutilizar” é crime ambiental e a multa pode variar entre R$ 500 e 2 milhões.

Para evitar danos aos desavisados e coibir essa prática irregular, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) vem intensificando a vigilância sobre a venda desse tipo de material. Segundo o diretor de Fiscalização da autarquia, Tiago Bessa, “muitos cidadãos não sabem do risco que estão correndo ao reaproveitar ou adquirir um tambor que já armazenou agrotóxicos. No outro lado da história, os comerciantes precisam ficar atentos às recomendações expostas nas embalagens e não revenderem esses vasilhames”.

Este tipo de recipiente é pra ser tratado como resíduo perigoso. Aqueles que utilizam esses produtos químicos devem fazer a destinação correta de suas embalagens vazias. Essas, por sua vez, precisam ser enviadas a empresas de destinação de resíduos perigosos licenciadas e autorizadas pelos órgãos ambientais. Dessa forma, evita-se causar riscos, destinando de maneira adequada e segura esse material.

Autuações

Em 2013 a Semace lavrou 25 autos de infração relacionados ao porte de substâncias químicas e/ou agrotóxicos em desacordo com o que prega a legislação ambiental. Em janeiro último, fiscais fizeram uma operação para coibir a venda irregular dessas embalagens nas ruas Clarindo de Queiroz e Governador Sampaio, no centro de Fortaleza. Na oportunidade, cinco estabelecimentos foram multados em R$ 5.000 cada um e houve a apreensão de 861 tambores.

Para denunciar esse comércio irregular a sociedade pode ligar para o Disque Natureza da Semace, que funciona através dos telefones 0800-275-2233 e (85) 3101-5512. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. Mas é importante que sejam fornecidas a maior quantidade de informações a respeito da infração e do responsável por ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340