A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Na nova fase dos projetos de inovação do Programa Universidade-Empresa (Uniempre), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), está recebendo currículos, até o dia 16 de maio, para selecionar estudantes para a 5a. edição do Programa Apóstolos da Inovação. Nesta edição, será selecionada uma turma com 12 alunos, sendo seis das universidades, faculdades ou instituições científicas e tecnológicas (ICTs) cearenses e seis do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
O edital pode ser acessado pelo site do INDI (www.sfiec.org.br/indi), em documentos técnicos. Nessa edição, o programa vai trazer inovação para a indústria cearense, em especial aos setores da construção civil, eletrometalmecânico e químico, por meio desse contato com estudantes universitários de alto desempenho.
Poderão participar estudantes de graduação e graduação tecnológica ou engenharias, que prioritariamente tenham cursado o 8º semestre em instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (IF), universidades ou ICTs, nas seguintes áreas: engenharias e demais áreas tecnológicas, computação e tecnologia da informação, economia, nanotecnologia/biotecnologia e design industrial. Eles devem disponibilizar tempo integral durante a realização do programa. Os universitários realizarão as atividades do dia 30 de junho a 25 de julho de 2014.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento de formulário on-line, que está disponível no seguinte link: https://docs.google.com/a/sfiec.org.br/forms/d/1xKlC74xJVdw4KMlCU8XTIE4in1cX8JSEFGtfR9-enL4/viewform. Os currículos salvos em PDF devem ser compartilhados em nuvem no link de acesso no final do formulário on-line. Caso não se consiga efetuar a inscrição, o currículo poderá ser enviado para o e-mail apostolos@sfiec.org.br, obedecendo ao mesmo prazo de envio. Não serão aceitas inscrições de alunos que tenham sido aprovados em edições anteriores.
A seleção será feita por meio da análise de currículo, dinâmica de grupo e entrevista. Os jovens selecionados receberão apoio para custeio e participação do programa, no qual será possível conhecer lideranças políticas e empresariais, além de mercados, para a identificação de oportunidades para empreender.
Programa Apóstolos da Inovação
É um trabalho de férias (summer job) com 12 alunos graduandos de alto desempenho, sendo seis das universidades, faculdades ou instituições ICTs cearenses e seis do ITA. Os alunos são desafiados a pensar soluções e oportunidades de inovação e novos negócios a partir dos desafios da indústria cearense. Para tanto, eles passam todo o mês das férias estudando o setor, visitando empresas, conversando com empresários, líderes inspiradores e técnicos para identificar tais oportunidades e demandas, e assim despertar o interesse em desenvolver o Ceará.
O programa também tem por objetivos desenvolver um ecossistema favorável para a inovação, reter estudantes cearenses residentes em outros estados, por meio de oportunidades locais e desenvolvimento de novos negócios, propondo ainda o surgimento de negócios inovadores, com grande potencial de crescimento.
Ao final de cada edição, os alunos fazem uma apresentação dos principais achados e apontam oportunidades de inovação e de negócios para o setor estudado. Já foram realizadas quatro edições. Dependendo do interesse, as empresas poderão desenvolver com os alunos um projeto de inovação tecnológica na empresa.
Como as empresas podem participar?
É só receber os alunos em visita ao parque fabril e colocá-los em contato com o CEO ou com algum diretor para expor os principais desafios tecnológicos da empresa aos alunos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.