Pular para o conteúdo principal

Suspeito da morte de adolescente no Passaré é apreendido pela PCCE na Capital

  Um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na apreensão em flagrante de um adolescente, de 17 anos, suspeito de envolvimento na morte de um outro adolescente que ocorreu nas proximidades de uma instituição de ensino municipal, na manhã da última terça-feira (23), no bairro Passaré, que fica na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. A apreensão do adolescente ocorreu na tarde dessa quarta-feira (24). Os trabalhos policiais foram realizados pela 7ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com os trabalhos investigativos que iniciaram após o crime, os policiais civis identificaram o suspeito. O adolescente é apontado como o autor dos disparos da arma de fogo que ocasionou a morte da vítima. Na tarde dessa quarta, o adolescente foi localizado e conduzido para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade especializada da PCCE, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. A ação contou com

CLÁSSICO ÉDIPO EM TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

Nova montagem da Companhia Chapitô, de Portugal, transforma a tragédia de Sófocles numa comédia arrebatadora

reduzida.jpg
Foto: Filipe Damaso


A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, entre os dias 04 e 07 de setembro, o espetáculo Édipo, da Companhia Chapitô. A nova montagem do grupo português, que valoriza a comédia pelo poder de questionar os aspectos da realidade física e social, traz à tona vários questionamentos sobre a clássica tragédia de Sófocles. Sem fazer uso de qualquer objeto cenográfico, os atores Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas contarão a história de Édipo, revezando-se no papel de todos os personagens da narrativa.

Nessa versão de Édipo, os integrantes levam o púbico a pensar: seria Édipo o marido de sua própria mãe ou filho de sua mulher? E seus filhos seriam também seus irmãos, filhos de sua mulher, ou seria a sua mulher avó dos próprios filhos? E Creonte? Seria seu tio ou seu cunhado? Nas mãos do Chapitô, o herói trágico, emblemático, complexo, torna-se um sujeito azarado, desajeitado, vilipendiado, enxovalhado e que, por desgraça, ainda perde a visão. A companhia vai tentar fazer o personagem trágico fugir de seu terrível destino.

Toda esta história é contada no palco por apenas três intérpretes que apresentam uma versão pouco ortodoxa dos fatos narrados por Sófocles, como explica o ator Jorge Cruz: “No início desta criação, muitos foram os objetos a que demos vida e que, por sua vez, nos ofereceram possibilidade de jogo. Como sempre, nestas andanças da Companhia, é o jogo que nos diverte e apraz. Mas, embora tudo seja possível, é sempre preciso fazer escolhas. Com base em improvisações, destinadas a explorar e compreender melhor o mito de Édipo, encontramos esta forma despojada para este espetáculo”, detalha Cruz.

Dirigida pelo inglês John Mowat, cuja associação com a Chapitô ocorre desde 1992, quando se tornou diretor artístico da Companhia ao lado de José Carlos Garcia, tendo criado mais de 20 espetáculos, entre eles Don Quixote, O Grande Criador, A Tempestade, Cão que morre não ladra e o atual Édipo, além de peça para a Expo 98 em Lisboa. Há alguns anos, Mowat vem desenvolvendo uma forte relação de criação com o Brasil e, atualmente, está dirigindo a companhia paulistana Teatro de Senhoritas.

A história: Escrita por Sófocles por volta de 427 a.C., Édipo Rei conta a história do filho do rei de Tebas, Laio, e de sua esposa, Jocasta. Alertado pelo Oráculo de Delfos de que seria assassinado pelo próprio filho, que em seguida desposaria a mãe, Laio abandona seu filho recém-nascido no Monte Citerão, pregando os pés do bebê com pregos no chão. Mas a criança é resgatada por um pastor e batizada de Édipo dos pés furados. Adotado pelo rei de Corinto, Édipo é alertado pelo mesmo Oráculo da terrível previsão e foge da cidade. No caminho encontra Laio e, sem saber que é seu pai, o mata numa briga. Depois, já em Tebas, desvenda o enigma da Esfinge, livrando a cidade de várias ameaças. Como prêmio, recebe o trono e a mão da rainha viúva em casamento. Casa-se com Jocasta, sem saber tratar-se de sua mãe biológica e com ela tem quatro filhos. Anos mais tarde, em meio a uma peste, os dois são avisados pelo Oráculo de que, na verdade, são mãe e filho. Jocasta se mata e Édipo fura os próprios olhos, como castigo por não ter reconhecido sua mãe.

O Chapitô: Associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1981, o Chapitô é uma Organização não Governamental e Instituição Particular de Solidariedade Social com estatuto de Superior Interesse Social e Manifesto Interesse Cultural. Tem como objetivo a integração social através das artes do espetáculo. Situado junto ao Castelo de S. Jorge em Lisboa, é um espaço pluridisciplinar onde se desenvolvem atividades nas áreas social, cultural e educacional. Na área da formação das artes do espetáculo, oferece a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo, Cursos de Fim de Tarde, Workshops. Também atua na produção audiovisual e multimídia, cooperação internacional e produção de espetáculos.

Serviço:
Teatro "Édipo – Companhia Chapitô”
Local:
CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: De 04 a 07 de setembro de 2014. 
Horário: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir de 03 de setembro, das 10h às 20h
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.