O Ministério Público do Ceará, por meio da Unidade Descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Maracanaú (Decon Maracanaú), autuou, na última quinta-feira (28/08), o supermercado Mix Mateus, em Maracanaú, por comercializar produtos com preços divergentes na prateleira e no caixa e por ofertar produtos em promoção com data de validade inferior a 10 dias, sem informar aos consumidores. Além disso, o estabelecimento não enviou as reclamações registradas em livro próprio ao Decon, e não afixou cartaz acerca da proibição de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero, descumprindo o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as Leis Estaduais nº 16.074/16; 17.480/21 e 18.878/24. A empresa tem até 20 dias para apresentar defesa junto ao Decon. As divergências foram constatadas durante fiscalização do órgão, que comparou os preços dos produtos nas prateleiras com os apresentados nos caixas do supermercado. Um pote de maionese, por exemplo, esta...
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SFIEC) promove nesta segunda-feira, 13/9, às 9h, no auditório José Flávio Costa Lima, no térreo da Casa da Indústria, em Fortaleza, o lançamento do edital do Prêmio Joongbo/FIEC de Inovação Aberta. A inscrição online para o envio de projetos com ideias poderá ser feita, até o dia 30 de novembro, por meio do endereço eletrônico http://www. premiojoongbo.com.br/. Nesse ambiente virtual, também é possível baixar o edital com o regulamento. O Prêmio terá caráter internacional, podendo participar pessoas de qualquer lugar do mundo. As inscrições poderão ser efetuadas em português e inglês. A Joongbo é a quarta empresa a aderir ao Projeto Inovação Aberta, depois da Esmaltec e Biomátika, que já divulgaram os seus premiados, e da Impacto Protensão, que continua com inscrições abertas do seu Prêmio. A FIEC, por meio do INDI, a Braskem, Líquigás/Petrobrás e Sindiquímica Ceará são parceiros na realização do Prêmio com a Joongbo.
O concurso de ideias é gratuito e o prêmio será concedido às três melhores ideias, que propuserem Inovações em soluções comerciais, novos mercados e novos usos para os produtos existentes. Esse tipo de foco é uma "Inovação dentro da Inovação", já que a Joongbo é a primeira a lançar um edital que não foca em produtos ou processos. Cada inscrito poderá participar com um ou mais projetos, individualmente ou em equipe, devendo efetuar a inscrição preenchendo um formulário de apresentação de cada ideia.
O concurso compreende três etapas: cadastro:? pré-seleção das melhores ideias: e o detalhamento das ideias pré-selecionadas. As premiações dos melhores projetos variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil. A divulgação dos trabalhos vencedores e a entrega dos prêmios estão previstos de acontecer no próximo dia 18 de dezembro, durante evento na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).
Sobre o Projeto Inovação Aberta
O Inovação Aberta, do Programa Uniempre, lança chamadas para apresentação de ideias de inovação por parte de um público externo às empresas. O objetivo é estimular as empresas a elevar o nível de competitividade por meio de chamadas abertas ao público para colaboração em inovação em todos os campos de atividade dessas organizações. A Esmaltec, do setor Metalmecânico, recebeu 111 ideias e selecionou 72 para a segunda fase. Já a Biomátika, do setor Químico, recebeu 18 ideias e selecionou 10 para a segunda fase.
As ideias abrangem produto, processo, gestão, comercialização, financiamento. Após a seleção da segunda fase, chega o momento de apresentar os vencedores e procedidas às respectivas premiações. O Inovação Aberta, daqui para frente, espera realizar a adesão de novas empresas, totalizando 20.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.