Pular para o conteúdo principal

Projeto @RuasBiográficas resgata memória da capital do Ceará no Instagram

Um documentário que traz uma biografia resumida das pessoas que denominam as ruas, avenidas, alamedas e travessas de Fortaleza, no Ceará, produzido via @Instagram. O projeto @RuasBiográficas busca resgatar parte da memória da cidade de mais de 2,5 milhões de habitantes, por meio de microbiografias publicadas na rede social online de compartilhamento de fotos, desde 5 de novembro. "Até quando Deus quiser", fala o idealizador do projeto, o jornalista e redator publicitário Emmanuel Montenegro, à frente da BPM Edições, selo editorial voltado à publicação de biografias, perfis e memórias de vida e de empresas.

"A ideia é levar um pouco da história de Fortaleza, por meio de textos curtos referentes às denominações de cada rua, publicados no Instagram juntamente com uma foto de trecho da rua", explica. O projeto "nasceu" durante uma caminhada de Montenegro, que deparou com uma placa biográfica fixada no muro de uma rua da Capital. "Achei aquela placa interessate por demais e fui pesquisar. Descobri que durante a primeira gestão do prefeito Juraci Magalhães, o jornalista Cláudio Pereira, na época presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Fortaleza [Funcet], colocou com a iniciativa privada placas biográficas identificando ruas da cidade."

Emmanuel só lamenta que restam poucas dessas placas espalhadas pela cidade, em péssimo estado de conservação, mal localizadas, algumas escondidas pelas pinturas dos muros: "É uma tristeza ver esse descaso com o passado". Inspirado pelo projeto e com a ajuda das novas tecnologias, o jornalista, que é redator na Avanz Comunicação Digital, resolveu lançar o @RuasBiográficas, visando ainda informar e educar, ao destacar a contribuição daquela personalidade à comunidade. "Espero que este projeto possa trazer à tona os feitos daqueles que denominam cada rua, dando a devida importância à nossa história e instigando à busca de novos conhecimentos", diz.

Serviço:
| Ruas Biográficas |
Projeto de memória que traz microbiografias das pessoas que denominam as ruas, avenidas, alamedas e travessas de Fortaleza, capital do Ceará.
Acompanhe no Instagram: http://instagram.com/ruasbiograficas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pá eólica- Gravíssimo acidente na BR-020, em Parambu, deixa dois mortos ; uma das vítimas sócio do Floresta Bar

    Um gravíssimo acidente foi registrado no inicio da manhã deste domingo, 30, na BR-020, KM 45, à altura da localidade de Pau Preto, Parambu. Segundo as informações preliminares, um carro de passeio de luxo, Modelo Audi, ano 2019, cor cinza, placas PBU- 1521, inscrição de Brasilia, DF, colidiu com uma carreta que transportava peças de energia eólica e acabou sendo praticamento esmagado. Segundo ainda informações preliminares, no veículo duas pessoas vieram a óbito e ficaram presas as ferragens. O Corpo de Bombeiros de Tauá foi acionado para resgatar os corpos que posteriormente foram identificados como: Omar Falcão Soares, 67 anos, e Alexandre Barbosa Soares, pai e filho, residentes em Fortaleza. A BR-020 se encontra interditada. Com informações do Repórter Abraão Barros e fotos de internautas

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar na avenida 13 de maio em Fortaleza; um homem foi atingido a tiros

Tiroteio e pânico no Restaurante Paladar em frente ao MCDonald's da Avenida 13 de Maio em Fortaleza. Um homem foi atingido a tiros dentro do Paladar por homens que desceram de um veículo Corolla para executá-lo. Informação não oficial revela que a vítima é o dono do Restaurante. Depois do crime, os  homens  entraram  no carro e fugiram.  Em seguida, quem estava no MCDonald's correu para perto da vítima . A ambulância do SAMU já chegou e nada da polícia. O barulho dos tiros parecia de fogos de artifício. Muita violência para esse fim de noite de domingo.. Atualização.. O Paladar entrou em contato com a gente pelas redes sociais e informou que a vítima foi um cliente. O dono do Restaurante não foi atingido. 

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar.