A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Hospital Regional do Cariri é o 1º hospital público com mais de 200 leitos acreditado pela excelência no atendimento
O Hospital Regional do Cariri, construído pelo governo do Estado e em funcionamento há três anos em Juazeiro do Norte, é o primeiro hospital público do Ceará e do interior das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, com mais de 200 leitos, a receber o Certificado de Acreditação pelo nível de excelência no atendimento. A acreditação é feita pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental sem fins lucrativos que certifica a qualidade dos serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. O secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, comemora e compartilha a boa notícia com os profissionais do HRC nesta terça-feira, 30, às 17 horas, no auditório do hospital em Juazeiro do Norte, na Rua Catulo da Paixão Cearense, s/n, no triângulo entre Crato, Juazeiro e Barbalha.
No Brasil há 6.846 hospitais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Desse total, 30% são públicos. Dos 6.846, somente 203 são acreditados, adotam indicadores para avaliação de resultados. Um desses 203 é o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara, unidade gerenciada por Organização Social e que integra a rede pública estadual. Desde 2005, recebeu acreditação plena. Assim, o Ceará passa a ter dois hospitais, ambos da rede pública estadual, acreditados.
No processo de avaliação, desde o ano passado, auditores da Organização Nacional de Acreditação, analisam todo o processo de assistência. A avaliação inclui todas as etapas dos serviços realizados no HRC, desde o acolhimento dos pacientes na recepção até procedimentos de serviços feitos pelos parceiros e fornecedores externos, como lavanderia e captação e doação de sangue. Contribui assim também para avanços nos serviços prestados por instituições externas ao hospital, favorecendo a qualidade de toda a rede.
As acreditações funcionam como uma auditoria, com o processo de abertura de avaliação solicitado pelas próprias instituições. Os principais tópicos levados em consideração para o alcance da certificação são: liderança e administração, organização profissional, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento, infraestrutura, ensino e pesquisa.
Na década de 90, após a Constituição de 1988, que assegurou a saúde como direito de todo cidadão, as instituições de saúde e os governos passaram a investir mais na avaliação dos serviços oferecidos à população. Foi nesse período que surgiram as primeiras iniciativas regionais de acreditação e o Manual de Acreditação de Hospitais para a América Latina e Caribe, publicado pela Federação Brasileira de Hospitais, Federação Latino-americana de Hospitais e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs). A metologia de avaliação da ONA foi desenvolvida a partir da revisão desses modelos de acreditação regionais e dos manuais da América Latina e de países, como Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra. Para ser utilizado nacionalmente, o manual da ONA foi testado em instituições de saúde nas cinco regiões do Brasil.
1.598.691 atendimentos
O Hospital Regional do Cariri foi o primeiro hospital público terciário construído no interior do Ceará. Fica em Juazeiro do Norte e atende toda a população de 1,5 milhão de habitantes dos 45 municípios da macrorregião do Cariri. Abriu as portas em 2011. Com 294 leitos e referência em traumatologia, tratamento de AVC, neurologia, até outubro deste ano, o HRC realizou 1.598.691 atendimentos.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.