Cobrir a boca ao tossir e usar máscara são ações que contribuem para reduzir a propagação de vírus respiratórios Com o início da quadra chuvosa no Ceará, período que compreende os meses de fevereiro a maio, a incidência de viroses respiratórias começa a aumentar. Entre os sintomas mais frequentes, estão febre, dor de garganta, coriza, tosse e dor de cabeça. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta sobre a prevenção e quando buscar atendimento . De acordo com o médico e secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), os vírus que costumam circular com mais frequência nessa época são o da influenza, causador da gripe; o sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite e pneumonia; e o SARS-CoV-2, causador da covid-19. “Nesse momento, a gente observa um aumento da circulação do vírus de influenza e nos preocupa, sobretudo, os pacientes que a gente chama de grupos de risco, que são, principalmente, as crianç...
A terceira edição do projeto Um Toque de Vida acontece nas cidades de Iguatu, na região Centro-Sul do Estado, e em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Em Iguatu jovens participam de aulas de flauta na sede do Núcleo de Artes da Secretaria de Cultura do município. Na cidade de Limoeiro do Norte, os jovens do município também participam do curso de flauta na na sede do CENTEC. Informação Tecnológica. Além da prática de instrumentos, os alunos recebem aulas de teoria musical.
Com carga horaria de 150 horas/aula, as aulas são realizadas por professores das respectivas cidades, valorizando os profissionais de cada local onde o projeto é realizado. Os cursos são gratuitos e atendem aos jovens de carentes do interior do Ceará.
Nas edições anteriores as cidades de Sobral, Tauá, Iguatu, Aracati e Maranguape receberam o projeto, que influi não apenas na vida dos participantes, mas também movimenta direta e indiretamente familiares dos alunos e de todas as comunidades dos locais.
O projeto Um Toque de Vida se define não somente na realização de aulas e sim, na socialização através da música, que tem como patrono, o o músico cearense Manassés de Sousa.
“O objetivo não é a formação de músicos e sim promover e desenvolver a musicalidade de jovens carentes através de cursos específicos, aprimorando a criatividade, a sensibilidade e criando oportunidades de expressão artística”, destaca Leonardo Rocha, músico e coordenador do projeto.
Ao final dos cursos os alunos recebem certificado e os instrumentos são doados a uma instituição sem fins lucrativos, localizada nos municípios onde foram realizadas as aulas.
O projeto Um Toque de Vida 3 é realizado pela Modo Maior Projetos Culturais. Patrocínio: COELCE através da Secult pela lei Estadual da Cultura Apoio: CENTEC.
Mais informações
(085) 9 8787 8742/ 9 9991 2626