Com base nas investigações, os indivíduos estariam realizando empréstimos e cobrando taxas exorbitantes A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de equipes da 1ª Delegacia da Capital, retirou de circulação, nessa segunda-feira (1º), dois homens — ambos colombianos — suspeitos de praticar crime de agiotagem em Fortaleza. As capturas ocorreram em flagrante no bairro Vila Ellery – na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). Durante a ofensiva, cartões de crédito e aparelhos celulares foram apreendidos. As diligências iniciaram após denúncias de que indivíduos de outras nacionalidades estariam oferecendo empréstimos e, posteriormente, realizando cobranças indevidas e com taxas abusivas. Com as informações e características dos suspeitos, os investigadores chegaram aos dois homens, ambos de 34 anos. Com eles, foram encontrados cartões de crédito, cartões contendo informativos de empréstimos e dois celulares utilizados na atividade ilícita. Diante dos fatos, os suspeitos foram...
Por meio de votação direta, todos os Advogados Públicos Federais, sejam eles ativos ou inativos, poderão participar do processo de escolha para ocupação do cargo máximo na Instituição
A UNAFE/ANPAF (ANAFE), o SINPROFAZ, a APBC, a ANAJUR e a ANPPREV divulgaram o edital de convocação para o processo de formação de lista tríplice, que será entregue à Presidente da República com a indicação de nomes para ocupar o cargo de Advogado-Geral da União. O processo eleitoral será realizado pelo site www.listatriplice.com.br, e será dividido em duas etapas. De acordo com o edital, o processo se iniciará com uma etapa de votação, ocorrida entre os dias 15 a 20 de fevereiro, durante a qual os Advogados Públicos Federais poderão votar em qualquer membro das carreiras que compõem a AGU, podendo escolher até seis nomes.
De acordo com Moaceny Félix, procurador federal da AGU no Ceará, esse processo representa além da democratização da escolha, por ser uma votação onde toda a classe pode participar, uma legitimação daquele que foi escolhido, uma vez que a própria classe foi chamada a opinar e eleger seu dirigente máximo. "Foi um processo muito desejado pela categoria, que já existe no âmbito do Ministério Público Federal, cujo procurador geral da república é eleito pela Associação Nacional dos Procuradores da República, por exemplo. Nesse sentido, aguardamos que a Presidência da República referende um dos três nomes finais escolhidos pela categoria em âmbito nacional, pois somente assim a AGU será conduzida de forma democrática, legitima, representando os interesses e anseios da categoria", ressalta.
A divulgação da lista sêxtupla se dará no dia 21 de fevereiro, com os seis Advogados Públicos Federais mais votados na primeira fase, bem como a sua colocação e a quantidade respectiva de votos obtidos. Na segunda etapa, os nomes dos seis Advogados Públicos Federais mais votados na etapa anterior participarão de novo escrutínio para composição de lista tríplice, no período de 22 a 25 de fevereiro, a qual será encaminhada à Presidência da República. O resultado final, contendo os três Advogados Públicos Federais mais votados, bem como a respectiva quantidade de votos recebidos, será divulgado no dia 26 de fevereiro.