A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
A ação é voltada aos pescadores e marisqueiras do distrito do Pecém, que precisam de atendimento especializado.
A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Regional do Pecém, realizou na manhã da última sexta-feira, 26, o Projeto Saúde do Pescador. O projeto tem como objetivo levar atendimento de saúde direcionado às necessidades especiais desses trabalhadores.
O lançamento do projeto Saúde do Pescador 2016 aconteceu na Unidade Básica de Saúde Vinício Brasileiro Martins, mais conhecida como Posto de Saúde do Pecém Praia. A ação iniciou, às 5 horas, com café da manhã, e se estendeu até o meio dia. Pescadores e marisqueiras do distrito do Pecém participaram ativamente das ações e receberam cuidados de saúde.
Segundo a coordenadora da unidade, enfermeira, Daviane Morais, um levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde e apontou que boa parte dos pecadores não procurava o atendimento por conta dos horários dos postos. Sabendo da dificuldade, a secretaria determinou que o atendimento especializado fosse realizado logo nas primeiras horas do dia, totalmente adequado a realidade da atividade.
A ação levou aos pescadores atendimento com cardiologista, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional e enfermeiro, entre outros profissionais. Também foram realizados serviços de vacinação, aferição de pressão arterial, teste rápido de glicemia e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A Ação contou ainda com palestra sobre o combate e prevenção ao dengue. Os pescadores e as marisqueiras também receberam um kit contendo: cartilha educativa, sacos de lixo, hipoclorito e sais de reidratação oral.
Hélio Bastos, morador há mais de 30 anos no Pecém, destacou que a saúde do município de São Gonçalo do Amarante avançou muito nos últimos três anos.
“A ação tem sido muito boa e eu estou me valendo dos serviços do Posto de Saúde. Quando venho aqui, sou tão bem atendido que, às vezes, fico até constrangido. Com a construção do posto de saúde do Pecém, da UPA, e de outros equipamentos de saúde, houve uma melhoria muito boa nessa área. A gente fica alegre com essas coisas, porque não ajudam só a gente, mas a população de maneira geral”, comentou.
José Miranda dos Santos, pescador há mais de 60 anos, participou do projeto pela primeira vez. Ainda extasiado com a primeira consulta, comentou que a gestão valoriza a saúde do pescador e das marisqueiras.
“Fui atendido muito bem. Acho importante que o pescador tenha que cuidar da saúde, porque é bom para todo mundo. O Prefeito Claudio Pinho e o vereador Goisão, estão olhando para o povo do Pecém”, disse o pescador.
O cardiologista, Doutor Leônidas Procópio Martins, filho do município de São Gonçalo do Amarante, comentou os avanços e investimentos que estão sendo feitos na saúde.
“São Gonçalo do Amarante está de parabéns. Aqui é minha terra e eu faço a melhor medicina para os pacientes. Hoje, São Gonçalo do Amarante recebe pacientes até de outros municípios e a Prefeitura é quem está arcando com a responsabilidade de manter dois cardiologistas, realizar exames como o ecocardiograma, e, em um futuro próximo, também o teste de esteira. Tendo o eco, teste de esteira, holter e mapa, teremos a mesma estrutura para atendimento básico em cardiologia que o Hospital de Messejana em Fortaleza. Eu não vejo hoje, aqui no Ceará, um município tão bem representado e fazendo coisas tão boas”, comentou o médico.
O Projeto Saúde do Pescador no Posto Pecém Praia ultrapassou as expectativas. Mais de 34 pessoas foram consultados com o cardiologista, 8 receberam atendimento da nutricionista, 6 foram atendidos pelo psicólogo, 20 foram acolhidas pela Terapeuta Ocupacional, e 15, entre elas, pescadores, marisqueiras e gestantes, foram vacinadas na unidade. Ao todo, mais de 83 pessoas foram atendidas pelo projeto.