A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Em maio, o Sesc* exibe mais uma seleção de filmes como parte da programação do Cinemarana. As sessões acontecem às segundas-feiras, sempre às 19h, na Unidade Crato do Sesc. A entrada é gratuita.
Abrindo a programação, no dia 2, o público confere “O Médico Alemão”, de Lucia Puenzo. No filme, enquanto atravessa a região desértica da Patagônia, em 1960, uma família argentina conhece um médico alemão que aceita ajudá-los. Chegando em Bariloche, ela torna-se hóspede da hospedaria familiar. Todos gostam dos bons modos e conhecimentos científicos deste homem, que se mostra muito preocupado com Lilith, garotinha com um pequeno problema de crescimento. Classificação indicativa: 14 anos.
Em cartaz no dia 9, “Um conto chinês”, do diretor Sebastián Borensztein, conta a história de Roberto, um argentino recluso e mau humorado. Ele leva a vida cuidando de uma pequena loja e tem o hobbie de colecionar notícias incomuns. A comodidade de sua vida é interrompida quando ele encontra um chinês que não fala uma palavra de espanhol. O imigrante acabara de ser assaltado e não tem lugar para ficar em Buenos Aires. Inicialmente relutante, Roberto acaba deixando o asiático viver com ele e aos poucos vai descobrindo fatos sobre o chinês. Classificação indicativa: 16 anos.
Na sequência, a exibição do dia 16 acontece com o filme brasileiro “Palavra (En)cantada”, da diretora Helena Soldberg. A obra cinematográfica é um documentário sobre a canção brasileira e sua estreita relação com a poesia e com as artes escritas em geral. Narrado com a ajuda dos depoimentos e pensamentos de grandes nomes da música popular brasileira, o trabalho reúne gêneros musicais como: rap, poesia, samba, bossa nova e outras vertentes que compõem o cânone da música popular nacional. Classificação indicativa: livre.
Dirigido por Pawel Pawilikowski, o filme “Ida” pode ser conferido na sessão do dia 23. No enredo, a jovem noviça Anna está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora, vai visitar a única familiar restante: tia Wanda, uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade. Classificação indicativa: 14 anos.
Encerrando a programação do mês, no dia 30, é exibido o filme “O Congresso Futurista”, de Ari Folman. Uma atriz em fim de carreira decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica a ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou. Classificativa indicativa: 14 anos.
Programação
Cinemarana
Maio
Dia 4 - O Médico Alemão
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 9 - Um conto chinês
Classificação indicativa: 16 anos
Dia 16 - Palavra (En)cantada
Classificação indicativa: Livre
Dia 23 - Ida
Classificação indicativa: 14 anos
Dia 30 - O Congresso Futurista
Classificação indicativa: 14 anos
- Programação sujeita a alterações.
SERVIÇO
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Datas: 2, 9, 16, 23 e 30/5
Horário: 19h
Informações: (88) 3523.4444
:::Gratuito:::