Dois homens foram presos em flagrante e duas pistolas, enterradas em um terreno, foram apreendidas, nessa segunda-feira (25), na cidade de Canindé – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. A ação foi realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). Uma composição do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE recebeu uma denúncia sobre a localização de uma dupla, em conduta suspeita, na zona rural do município. Os suspeitos são dois homens, sendo um deles de 23 anos, com antecedentes por tentativa de homicídio; e um de 22 anos, com antecedentes por dois crimes de tráfico de drogas. Com eles, duas pistolas calibre .45 foram apreendidas. As armas estavam dentro de um balde enterrado em um terreno na região. Dois celulares também foram apreendidos com os homens. Diante dos fatos, os homens e o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Canindé, onde foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restr...
Uma equipe técnica do TCE Ceará esteve em Sobral nesta segunda-feira (29/8), juntamente com o presidente da Corte, conselheiro Edilberto Pontes, percorrendo as instalações do Hospital Regional Norte (HRN). O Tribunal está realizando Auditoria Operacional em unidades hospitalares da capital e interior para avaliar alternativas de modelos de gestão de saúde adotados no Estado.
Inaugurado há 3 anos, o Hospital atende uma média de 5 mil pacientes/mês e é gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Antes da visitação às áreas do HRN, passando por recepção, leitos (418 no total), UTIs adulta e pediátrica, Centro Cirúrgico, Centro de Parto Normal, Banco de Leite, Farmácias Satélites, entre outros, foi feita uma explanação pelo diretor-presidente do ISGH, Flávio Deulefel, e pela direção do HRN, composta por Daniel Hardy Melo, Diretor-Geral; Manuela de Castro Monte Frota, Diretora de Processos Assistenciais; e Maria Ludimila Arruda Frota; Diretora de Gestão e Atendimento.
O secretário de Controle Externo (Secex), Raimir Holanda, e os servidores Cleonaldo Costa, Marcello Leite e Daniel Dantas também conversaram com a direção. Foram aplicados questionários aos acompanhantes e funcionários para aferir o grau de satisfação quanto ao atendimento, estrutura e limpeza, entre outros assuntos.
O presidente Edilberto Pontes destacou o trabalho da auditoria operacional. “É importante que o Tribunal de Contas não observe apenas os demonstrativos contábeis, contratos de gestão, mas que veja in loco o funcionamento, conversando com funcionários, servidores, médicos, direção, vendo o real funcionamento das unidades hospitalares. Isso é fundamental para esse trabalho que o TCE está fazendo de avaliar o sistema público de saúde do Estado do Ceará, comparando o que é gerido diretamente pela administração pública e o que é gerido pelas organizações sociais,” resumiu.
Segundo o diretor-presidente do ISGH, Flávio Deulefel, é de grande importância esse trabalho do Tribunal de Contas, de estar mais próximo à sociedade. “Ao conseguir evitar qualquer dano previamente, o Tribunal transforma as ações públicas em algo cada vez mais produtivo. Eu nunca vi um trabalho como esse, e certamente ajudará o gestor a visualizar como sair de uma dificuldade maior, de forma lícita e transparente.” O diretor do HRN, Daniel Melo, também considerou de extrema valia o Tribunal ter a percepção real de como estão sendo atendidos os pacientes e qual a opinião dos acompanhantes.
Nesta terça-feira (30/8), os servidores do TCE Ceará realizaram uma visita ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O Hospital Regional do Cariri (HRC) será visitado nos dias 8 e 9 de setembro. Na última sexta-feira (26/8), a visita foi feita ao Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), de atenção secundária. Na quarta-feira (24/8), a visita in loco foi ao Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC).