A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) convoca, neste mês de maio, os motoristas que operam por aplicativos com veículos de final de placa 3 para a realização de vistoria anual. O serviço é realizado na nova sede da Etufor, localizada no Passaré. Em 2025, foram vistoriados um total de 3.610 veículos. Somente em abril, 930 veículos foram considerados aptos para a prestação do serviço de transporte por aplicativo. Os motoristas que operam pelas plataformas devem programar suas vistorias anualmente, conforme o calendário publicado no Diário Oficial do Município, que é divulgado pela Etufor na imprensa, nas redes sociais do órgão e no site da Prefeitura de Fortaleza. O serviço é obrigatório para motoristas que desejem trabalhar por serviços sob demanda e é realizado somente via agendamento. O agendamento deve ser feito exclusivamente pelo site da Etufor . Após este passo, é necessário emitir o documento de arrecadação municipal (DAM) no valor de R$ 134,98, apresen...
Quem nunca ouviu a frase: um sorriso faz toda a diferença? Sim, um sorriso bonito, com dentes saudáveis e branquinhos eleva a auto-estima das pessoas e as fazem felizes. Mas como conseguir ter aquele branco verdadeiro e, o melhor, sem prejudicar em nada sua dentição? Hoje em dia existe o clareamento dental que é altamente difundido entre os pacientes dos consultórios odontológicos e que estão ganhando novidade, como a liberação de cálcio durante a sessão de clareamento. Quem já utiliza essa técnica em seu consultório é o cirurgião-dentista Douglas Pardim.
Ele explica que o clareamento dental é o mecanismo de ação da liberação de oxigênio que, ao penetrar na estrutura dentária, ocasiona uma reação com o corante, alterando quimicamente a sua estrutura, deixando a coloração do corante dentário mais clara. “Para um maior conforto do paciente, agora é liberado o cálcio na sessão. No consultório, usamos uma barreira gengival com bloqueio dentário, que oferece maior comodidade para o paciente, pois essa barreira não permite que o ácido entre em contato com a cavidade oral do paciente, possibilitando-o até deglutir a saliva e diminuindo os riscos do acidente. Já sobre o cálcio, usamos um produto que o libera durante todo o procedimento de clareamento diminuindo ou até zerando a sensibilidade após o procedimento”.
Qualquer pessoa que possui uma boa saúde bucal pode realizar o procedimento, que, atualmente, se apresenta com diversas técnicas: laser, caseiro, associado (caseiro e laser) e caseiro dois turnos. “O clareamento dental tem como benefício clarear dentes escurecidos por fatores endógenos, exógenos ou por alguma iatrogênia (erro profissional, sendo o mais comum em tratamentos endodônticos). Porém, sendo muito usado pela população, para conquistar os dentes brancos que é desejado por todos”, esclarece Pardim.
Ainda muito cheio de mitos, o especialista afirma que o método caseiro funciona, no entanto, é necessário um acompanhamento do profissional. “Clareamento caseiro funciona sim, porém, deve-se ter perto um profissional, pois pode causar alguns problemas quando feito sem esse acompanhamento, como lesões gengivais, deglutição de ácido etc”.
Após a realização da terceira sessão, a manutenção varia de seis em seis meses até um ano, dependendo de cada paciente. Há pessoas que a cor começa a voltar mais rápido e existem outras que demora um pouco mais.