Em menos de dois anos de operação, o programa Vaivem Trabalhador consolidou-se como uma ferramenta essencial para a mobilidade e a empregabilidade no Ceará Desde a ampliação que incluiu trabalhadores em busca de emprego em maio de 2024, o projeto já registrou a utilização de mais de 1 milhão de passagens, facilitando o deslocamento de milhares de cidadãos em busca de inserção no mercado de trabalho. Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o alcance da marca de 1 milhão de passagens reafirma o compromisso do estado do Ceará com a justiça social e o desenvolvimento econômico. “O Vaivem Trabalhador não é apenas um programa de transporte, é uma política pública de dignidade. Ao garantirmos que o custo da passagem não seja um impedimento para quem busca trabalho, estamos acelerando a recolocação desses profissionais e fortalecendo a economia das famílias cearenses”. Impacto social e perfil dos usuários De acordo com os dados, até o momento, cerca de 5 mil trabalhadores já conqu...
A Reserva Natural Serra das Almas, localizada em Crateús (CE) e administrada pela Associação Caatinga, identificou recentemente a ocorrência de três felinos de grande porte. Os pesquisadores Marina Zanin (Universidade Federal do Espírito Santo), Clotilde Estrada e Francisco Palomares (Estação Biológica de Doñana – Espanha) descobriram em suas pesquisas exploratórias que três onças pardas (Puma concolor) vivem na Reserva: um macho e duas fêmeas.
A pesquisa busca conhecer o comportamento das onças pardas e teve início no segundo semestre do ano passado. As visitas de campo tiveram como objetivo coletar fezes dos animais, que foram analisadas em laboratórios na Espanha. A continuidade do estudo pode mostrar um número ainda maior de felinos. Além da onça parda, jaguatiricas e gatos maracajá e mourisco também foram identificados no estudo.
Thiago Vieira, gerente da Reserva Natural Serra das Almas, comemora o resultado da pesquisa e ressalta a importância das descobertas. “As pesquisas exploratórias são interessantes não só para quantificar as espécies que vivem na Reserva, mas também para investigar seus hábitos e desenvolver estratégias de preservação. O foco, atualmente, está nas onças pardas. Esperamos descobrir outras espécies para estimular a criação de novas unidades de conservação”, afirma.
O pesquisador Francisco Palomares já trabalhou em vários países da América do Sul com as onças pintadas e pardas. Segundo ele, a Reserva Natural Serra das Almas concentra uma das maiores quantidades de fezes de onça parda por km².
Os pesquisadores estiveram no Ceará entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro.
Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma entidade não governamental voltada à proteção do único bioma originalmente brasileiro, a Caatinga. Foi fundada em outubro de 1998 e mantém a Reserva Natural Serra das Almas, localizada no sertão de Crateús, a 400 km da capital do Estado.