De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo do Crato, a segunda edição do Crato Estação da Folia impulsionou o setor hoteleiro do município, alcançando uma média de 71% de ocupação em hotéis e pousadas durante o período festivo. Alguns estabelecimentos, inclusive, registraram lotação máxima, chegando a 100% de ocupação. O resultado demonstra o fortalecimento do evento no calendário regional e ressalta o compromisso da gestão municipal em consolidar o Crato como um importante polo turístico do interior do Ceará. Segundo a executiva da pasta, Anny Callou, esse índice caminha junto com a geração de oportunidades no município. "Turismo é economia. Esse dado é muito importante, pois não influencia apenas a rede hoteleira, mas toda a cadeia que movimenta a economia da cidade", declarou. A expectativa da Secretaria é que, com o crescimento do evento e o fortalecimento das políticas de turismo e cultura, os próximos anos apresentem índices ainda mais expressivos, ampliando o fl...
A Reserva Natural Serra das Almas, localizada em Crateús (CE) e administrada pela Associação Caatinga, identificou recentemente a ocorrência de três felinos de grande porte. Os pesquisadores Marina Zanin (Universidade Federal do Espírito Santo), Clotilde Estrada e Francisco Palomares (Estação Biológica de Doñana – Espanha) descobriram em suas pesquisas exploratórias que três onças pardas (Puma concolor) vivem na Reserva: um macho e duas fêmeas.
A pesquisa busca conhecer o comportamento das onças pardas e teve início no segundo semestre do ano passado. As visitas de campo tiveram como objetivo coletar fezes dos animais, que foram analisadas em laboratórios na Espanha. A continuidade do estudo pode mostrar um número ainda maior de felinos. Além da onça parda, jaguatiricas e gatos maracajá e mourisco também foram identificados no estudo.
Thiago Vieira, gerente da Reserva Natural Serra das Almas, comemora o resultado da pesquisa e ressalta a importância das descobertas. “As pesquisas exploratórias são interessantes não só para quantificar as espécies que vivem na Reserva, mas também para investigar seus hábitos e desenvolver estratégias de preservação. O foco, atualmente, está nas onças pardas. Esperamos descobrir outras espécies para estimular a criação de novas unidades de conservação”, afirma.
O pesquisador Francisco Palomares já trabalhou em vários países da América do Sul com as onças pintadas e pardas. Segundo ele, a Reserva Natural Serra das Almas concentra uma das maiores quantidades de fezes de onça parda por km².
Os pesquisadores estiveram no Ceará entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro.
Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma entidade não governamental voltada à proteção do único bioma originalmente brasileiro, a Caatinga. Foi fundada em outubro de 1998 e mantém a Reserva Natural Serra das Almas, localizada no sertão de Crateús, a 400 km da capital do Estado.