Técnico do Time do Povo também explicou as alterações promovidas para o duelo Link para compartilhamento: Copiar Foto: Gabriel Silva/CearaSC Mesmo lutando até o último minuto, o Ceará empatou com Iguatu por 1 a 1 neste sábado, 17, pela 4ª rodada do Campeonato Cearense no Estádio Presidente Vargas. Com o resultado, o Vovô avançou para a 2ª fase do Estadual. Após a partida, o técnico Mozart concedeu entrevista coletiva para a imprensa presente no Presidente Vargas. Questionado sobre o resultado do jogo, o comandante foi enfático ao falar de um processo de evolução neste início de temporada. Para Mozart, ainda, não faltou empenho dos seus comandados. “Fico satisfeito pelas chances que criamos mesmo contra 10 jogadores em um bloco bem baixo praticamente nos últimos 25 m do campo mesmo assim conseguimos criar bastantes situações. Infelizmente não vencemos, é óbvio que o empate fica um sentimento amargo. Mas é natural que algumas situações aconteçam nesse início, mas enfim...
A Reserva Natural Serra das Almas, localizada em Crateús (CE) e administrada pela Associação Caatinga, identificou recentemente a ocorrência de três felinos de grande porte. Os pesquisadores Marina Zanin (Universidade Federal do Espírito Santo), Clotilde Estrada e Francisco Palomares (Estação Biológica de Doñana – Espanha) descobriram em suas pesquisas exploratórias que três onças pardas (Puma concolor) vivem na Reserva: um macho e duas fêmeas.
A pesquisa busca conhecer o comportamento das onças pardas e teve início no segundo semestre do ano passado. As visitas de campo tiveram como objetivo coletar fezes dos animais, que foram analisadas em laboratórios na Espanha. A continuidade do estudo pode mostrar um número ainda maior de felinos. Além da onça parda, jaguatiricas e gatos maracajá e mourisco também foram identificados no estudo.
Thiago Vieira, gerente da Reserva Natural Serra das Almas, comemora o resultado da pesquisa e ressalta a importância das descobertas. “As pesquisas exploratórias são interessantes não só para quantificar as espécies que vivem na Reserva, mas também para investigar seus hábitos e desenvolver estratégias de preservação. O foco, atualmente, está nas onças pardas. Esperamos descobrir outras espécies para estimular a criação de novas unidades de conservação”, afirma.
O pesquisador Francisco Palomares já trabalhou em vários países da América do Sul com as onças pintadas e pardas. Segundo ele, a Reserva Natural Serra das Almas concentra uma das maiores quantidades de fezes de onça parda por km².
Os pesquisadores estiveram no Ceará entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro.
Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma entidade não governamental voltada à proteção do único bioma originalmente brasileiro, a Caatinga. Foi fundada em outubro de 1998 e mantém a Reserva Natural Serra das Almas, localizada no sertão de Crateús, a 400 km da capital do Estado.